Translate

segunda-feira, 15 de maio de 2017

NBB CAIXA - Paulistano é o primeiro finalista da temporada 2016/2017

Siga-nos ...  Siga-nos ...  Siga-nos ...  Siga-nos ...   Domingo, 14 de Maio de 2017
NBB CAIXA - Paulistano é o primeiro finalista da temporada 2016/2017
Clube da capital paulista fechou série semifinal contra o Vitória em 3 a 0 e se garantiu na decisão do campeonato nacional pela segunda vez na história
O Paulistano/Corpore é o primeiro finalista do NBB CAIXA 2016/2017. Neste domingo (14/05), jogando em casa, no Ginásio Antonio Prado Junior, a equipe da capital paulista venceu o Jogo 3 diante do Universo/Vitória, pelo placar de 70 a 67, e fechou a série válida pelas semifinais do maior campeonato de basquete do país por 3 a 0.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Esta será a segunda vez em que o Paulistano disputará as Finais do NBB CAIXA. A primeira delas aconteceu na temporada 2013/2014 e, naquela ocasião, a equipe acabou derrotada pelo Flamengo na grande decisão. Agora, a equipe tenta seu primeiro título com o elenco mais jovem da história do campeonato a chegar à finalíssima.

"Estamos muito felizes de repetir o feito daquele temporada e voltar à decisão do NBB CAIXA. Todos no clube estão orgulhosos, nós da comissão técnica, os diretores e todos os sócios também. Mas não estamos satisfeitos e vamos com tudo em busca do título. Dessa vez a história é outra", exaltou o técnico Gustavo De Conti, que comanda o Paulistano há seis temporadas.

O mais novo em quadra foi o personagem principal. Aos 18 anos, Yago Matheus roubou a cena no último quarto e foi para lá de decisivo para o triunfo do Paulistano. Chamando a responsabilidade , o garoto marcou 15 de seus 20 pontos nos dez minutos finais e foi ovacionado pela torcida no Ginásio Antonio Prado Junior.

+Confira estatísticas, fotos e a matéria completa do Jogo 3 da semifinal entre Paulistano e Vitória

Até o início do último quarto, Yago estava "amassando o aro" e tinha apenas um arremesso de três pontos convertido em oito tentativas. Mas nos dez minutos finais, a história foi diferente e o camisa 2 teve três acertos em quatro arremessos de longa distância tentados e foi o "cara" da vitória de sua equipe.

"É uma felicidade imensa poder ter ajudado o time a chegar às Finais. Não comecei bem, mas o Gustavo me dá muita confiança e continuei fazendo o meu jogo. Jogo passado foi o Eddy, antes foi o Lucas, e todo jogo nossa equipe se supera. Pouca gente acreditava no nosso time e agora estamos em um lugar desejado por muitos", disse Yago.

Se Yago foi o personagem do último quarto, Arthur Pecos foi constante o jogo todo. Em pouco mais de 28 minutos em quadra, o armador marcou 19 pontos e ainda registrou quatro assistências e quatro rebotes para totalizar 23 pontos de eficiência Outro a ter atuação destacada pela equipe vencedora foi o pivô Renato Carbonari, que deixou a quadra com um "quase duplo-duplo" de 13 pontos e nove rebotes.

O Paulistano atuou mais uma vez desfalcado do armador Georginho. Ausência no Jogo 2, o camisa 32 segue hospitalizado por conta de um quadro de virose e novamente nem compareceu ao Ginásio Antonio Prado Junior. Do lado do Vitória, o destaque ficou por conta de Chris Hayes. Com ótimo aproveitamento nos arremessos de dois pontos (9/13), o ala/pivô norte-americano foi o cestinha da partida, com 25 pontos, e ainda garantiu um duplo-duplo ao apanhar 13 rebotes.

Em sua segunda temporada no NBB CAIXA, o Vitória fechou a competição com um histórico ligar entre os quatro primeiros colocados. Se o Pinheiros for às Finais, a equipe ficará com o quarto lugar, já se o Bauru virar e chegar à decisão, os baianos ficarão em terceiro.

"Aquela derrota no Jogo 1 em casa acabou tirando um pouco da nossa confiança. Não esperávamos tomar esse 3 x 0, mas o Paulistano está jogando muito bem agora nos playoffs e não conseguimos ter um desempenho melhor. Mas temos que enaltecer a grande campanha que fizemos. O Vitória está apenas em sua segunda temporada e já está entre os quatro melhores", disse o ala Arthur, autor de 13 pontos neste domingo.

Pinheiros pode garantir vaga nas Finais nesta segunda

O Paulistano aguarda o desfecho da outra série semifinal para conhecer seu adversário na decisão. Com 2 a 0 de vantagem, o EC Pinheiros terá a chance de fechar o confronto contra o Gocil/Bauru Basket nesta segunda-feira, às 19h30, no Ginásio Panela de Pressão, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Confira o calendário completo das semifinais do NBB CAIXA 2016/2017:

Gocil/Bauru Basket (5º) 0 x 2 EC Pinheiros (8º)

Jogo 1 - Pinheiros 98 x 86 Bauru
Jogo 2 - Bauru 83 x 89 Pinheiros
Jogo 3 - 15/05 (Segunda-feira), às 19h30, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) - ao vivo no SporTV
Jogo 4* - A definir
Jogo 5* - A definir

Paulistano/Corpore (6º) 3 x 0 Universo/Vitória (7º)
Jogo 1 - Vitória 84 x 93 Paulistano
Jogo 2 - Paulistano 82 x 72 Vitória
Jogo 3 - Paulistano 70 x 67 Vitória

*Se necessário

Para conferir as estatísticas completas das partidas e mais informações do NBB CAIXA acesse: www.lnb.com.br