Translate

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Uberlândia comemora 16ª Semana Nacional de Museus com atrações inéditas

Uberlândia comemora 16ª Semana Nacional de Museus com atrações inéditas
Museu Municipal receberá grande programação a partir da próxima segunda-feira (14)

Foto: Valter de Paula – Secom PMU

Museu Municipal de Uberlândia participará em grande estilo da 16ª Semana Nacional de Museus, comemorada no país de 14 a 20 de maio. Para isso, a Prefeitura de Uberlândia preparou uma programação repleta de atrações, como abertura de uma nova exposição, desfile, lançamento, apresentações diversas e um espaço exclusivo de convivência. O tema deste ano é Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos.
As atividades começarão na próxima segunda-feira (14), às 19h30, nas dependências do Palácio dos Leões e na praça Clarimundo Carneiro. Na oportunidade, será inaugurada a exposição Comunicação e Objetos Cotidianos: linhas que aproximam mundos. A montagem aborda a história da comunicação por meio de objetos antigos como máquinas de escrever, cartas e canetas antigas. A coleção é composta por peças do acervo do museu que, até então, não haviam sido disponibilizadas em uma mostra.
Outro diferencial da exposição é a interação com novas ferramentas tecnológicas. À medida que o visitante for contemplando as peças, poderá contar com informações em tempo real da coletânea, por meio do recurso QR Code de smartphones. Além disso, será inaugurado um totem de viagem virtual, no qual será possível ver uma cartilha sobre as curiosidades e características de cada sala do espaço.
A comemoração nacional é estimulada pelo Instituto Brasileiro de Museus. Para a curadora do Museu Municipal, Thaís Tormin, ao aliar história e tecnologiaUberlândia segue a tendência dos principais centros de arte e cultura mundiais. “Estamos em um tempo de novas abordagens e novos públicos. Por isso, temos pensado em alternativas para deixar o nosso Museu cada vez mais dinâmico e atrativo a todos”, ressaltou.
Várias atrações
Ainda na segunda-feira, haverá um desfile protagonizado por alunos do curso de moda da Esamc, parceira da iniciativa. Os fãs de música poderão contemplar apresentações da Banda Municipal, Daniela Borela e Naldo Luiz. Uma Praça de Alimentação será montada com diversas opções gastronômicas para o público.
Na quarta-feira (16), às 19h, o Museu receberá o lançamento da Revista AUP, produzida por alunos do curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo de outra universidade particular. O evento também será marcado pela apresentação musical de Du Fagundes.


Nos vemos lá!
O quê: 16ª Semana Nacional de Museus
Atrações: abertura de nova exposição, inauguração de ferramentas tecnológicas, desfile e apresentações musicais.
Onde: Museu Municipal e Praça Clarimundo Carneiro
Quando: segunda-feira (14), às 19h30, e quarta-feira (16), às 19h
Entrada: gratuita

10/05/18
Renato Faria
3239-2441

Nenhum comentário:

Postar um comentário