Translate

sexta-feira, 26 de abril de 2013

hipertensão arterial


Ação conscientiza sobre cuidados e perigos da hipertensão arterial

A hipertensão é um mal que aflige cerca de 22% da população brasileira, segundo dados de 2012 do Governo Federal e em Uberlândia a situação é semelhante. Diante deste quadro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está promovendo hoje (26) várias ações para marcar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Equipes em todas as unidades municipais de saúde estão aferindo pressão arterial e orientando a população sobre tratamentos e cuidados para evitar a doença. Também foram distribuídas 30 mil cartilhas “Menos sal, menos pressão, mais saúde”.
“As pessoas que estão com pressão arterial acima de 14,9 serão encaminhadas para consultas, exames e acompanhamentos médicos pela rede municipal”, disse a coordenadora da Unidade de Atenção Primária à Saúde da Família (UAPSF) do bairro Custódio Pereira, Wilma Nunes. Pela manhã, a unidade realizou ações na sede e na feira livre do bairro, caminhadas, triagens nutricionais e aferições de pressão arterial, além de palestras e orientações sobre o tema.
Morador do Custódio Pereira, o analista de negócios Ildo Gonçalves de Oliveira Júnior tem um histórico familiar de hipertensão e por isso sempre afere sua pressão arterial. Ele foi uma das pessoas que compareceu a UAPSF e participou da campanha. Com pressão arterial 12 por oito, Ildo Júnior disse que não descuida da sua saúde e da sua alimentação. “Caminho cerca de cinco quilômetros diariamente, de terça a sexta-feira”, falou.
Para combater ou controlar o problema é preciso que as pessoas tenham consciência da importância de ter uma alimentação saudável, praticar esportes e ter restrições quanto ao uso de bebidas alcoólicas, cigarros e remédios. De acordo com informações do Ministério da Saúde, a hipertensão é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, com destaque para o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto do miocárdio.
A dona de casa Joaquina Maria Cardoso de Souza disse que infarto e AVC são justamente os seus maiores medos. “Moro sozinha e não posso me descuidar. Sempre venho à unidade de saúde aferir minha pressão e não deixo de praticar esportes”, comentou.

Marden Rangel
26/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário