Translate

sexta-feira, 28 de junho de 2013

PMU cria comitês para facilitar diálogo com movimentos sociais


PMU cria comitês para facilitar diálogo com movimentos sociais
   

Em reunião com representantes de movimentos sociais (MLST, MTL, MPRA, MTR E UNLC)* na noite desta quinta-feira (27), o prefeito Gilmar Machado definiu a criação de dois Comitês Gestores - um Urbano e outro Rural - para facilitar o diálogo entre os grupos e a Administração municipal. Esses comitês serão compostos pelas secretarias envolvidas e representantes dos movimentos, com o objetivo de apresentar as reivindicações e necessidades encontradas em suas localidades.
            A reunião foi solicitada pelos movimentos sociais, que apresentaram as reivindicações nas áreas de saneamento básico, transporte, educação, saúde, áreas irregulares, moradia, programas de incentivo a agricultura familiar e políticas públicas que os contemplem.
Após os movimentos apresentarem as pautas, o prefeito Gilmar Machado entregou a cada um deles cópia de documento com as ações já desenvolvidas pela Administração desde o início do ano, muitas delas mencionadas nas reivindicações. Também apresentou outros processos que já estão em andamento para solucionar problemas em diversos setores.
Uma das melhorias apresentadas pelo prefeito foi o novo formato do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, divulgado pelo Governo Federal. A partir de 1º de julho, Uberlândia será a primeira cidade a trabalhar com o novo formato, que inclui o aumento do recurso de R$ 4,5 mil para R$ 4,8 mil nas aquisições realizadas por meio de organizações fornecedoras.Os novos critérios também ampliaram a possibilidade de mais familias se inscreverem. Com o formato atual, são 87 inscritos. A partir de julho, com o novo modelo, 204 produtores já estão inscritos. 
“Estamos sempre abertos ao diálogo. Precisamos estreitar esse diálogo com os movimentos para entender a situação de cada um. Até o momento, poucas ferramentas eram desenvolvidas para incentivar a agricultura familiar, por exemplo. Por isso, a criação destes comitês vai facilitar a gestão de serviços básicos e de direito da população”, destacou o prefeito.

* MLST – Movimento de Libertação dos Sem Terra; MTL – Movimento Terra, Trabalho e Liberdade, MPRA – Movimento Popular pela Reforma Agrária; MTR – Movimento de Trabalhadores Rurais; e UNLC – União da Luta Camponesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário