PMU cria comitês para facilitar diálogo com movimentos sociais
Em reunião com representantes de movimentos sociais (MLST, MTL, MPRA, MTR E UNLC)* na noite desta quinta-feira (27), o prefeito Gilmar Machado definiu a criação de dois Comitês Gestores - um Urbano e outro Rural - para facilitar o diálogo entre os grupos e a Administração municipal. Esses comitês serão compostos pelas secretarias envolvidas e representantes dos movimentos, com o objetivo de apresentar as reivindicações e necessidades encontradas em suas localidades.
A reunião foi solicitada pelos movimentos sociais, que apresentaram as reivindicações nas áreas de saneamento básico, transporte, educação, saúde, áreas irregulares, moradia, programas de incentivo a agricultura familiar e políticas públicas que os contemplem.
Após os movimentos apresentarem as pautas, o prefeito Gilmar Machado entregou a cada um deles cópia de documento com as ações já desenvolvidas pela Administração desde o início do ano, muitas delas mencionadas nas reivindicações. Também apresentou outros processos que já estão em andamento para solucionar problemas em diversos setores.
Uma das melhorias apresentadas pelo prefeito foi o novo formato do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, divulgado pelo Governo Federal. A partir de 1º de julho, Uberlândia será a primeira cidade a trabalhar com o novo formato, que inclui o aumento do recurso de R$ 4,5 mil para R$ 4,8 mil nas aquisições realizadas por meio de organizações fornecedoras.Os novos critérios também ampliaram a possibilidade de mais familias se inscreverem. Com o formato atual, são 87 inscritos. A partir de julho, com o novo modelo, 204 produtores já estão inscritos.
“Estamos sempre abertos ao diálogo. Precisamos estreitar esse diálogo com os movimentos para entender a situação de cada um. Até o momento, poucas ferramentas eram desenvolvidas para incentivar a agricultura familiar, por exemplo. Por isso, a criação destes comitês vai facilitar a gestão de serviços básicos e de direito da população”, destacou o prefeito.
* MLST – Movimento de Libertação dos Sem Terra; MTL – Movimento Terra, Trabalho e Liberdade, MPRA – Movimento Popular pela Reforma Agrária; MTR – Movimento de Trabalhadores Rurais; e UNLC – União da Luta Camponesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário