Aberta nova temporada de espetáculos em Uberlândia
O calendário de apresentações culturais nos espaços públicos para os próximos três meses será aberto com dança, no final de semana, no Teatro Rondon Pacheco. Na sexta-feira (5) o Studio V Escola de Dança abrirá o calendário com o espetáculo ‘A dança através do cinema’, logo em seguida se apresentarão o grupo Vórtice, no sábado, com o espetáculo ‘Balé para todos’ e a Companhia de dança El Marouni, no domingo, com ‘Encantos’. Doze companhias apresentarão espetáculos de dança. A programação conta ainda com peças de teatro, entre elas, ‘Pinóquio’, para o público infantil e muita música. Até setembro serão 49 apresentações, a maioria de quinta a domingo.
O destaque para o trimestre é o programa da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com o Festival Latino Americano de Teatro ‘Ruínas Circulares’. O evento está na quinta edição e promove apresentações de peças, estudos e práticas de teatro sobre o que é produzido na América Latina. Dentro da programação irão se apresentar entre os dias 28 a 31 de agosto, no Teatro Rondon Pacheco, companhias do Chile, Equador e México. O ‘Ruínas Circulares’ busca incentivar, fomentar e fortalecer o desenvolvimento da produção teatral no município e região, consolidando a cidade como palco de festivais de dança e teatro. (agenda)
Galerias
Para exposição de trabalhos nas galerias de arte Ido Finotti e Lourdes Saraiva foram selecionados 14 artistas, todos com trabalhos ainda não divulgados este ano no município. As coleções foram selecionadas por uma comissão de técnicos, formada por profissionais da área de artes visuais da Secretaria de Cultura. Os artistas selecionados foram: Maria Ignez V.S. Salomão, Ana Carolina da Rocha Mundim, Marie Angie Gianquinto, Joab Romed, Alessandra Cunha, Lucas Esteves Leandro, Paulo Soares Augusto, Kenner Lucas Prado Barbosa, Claudia Maria França da Silva, Fabiano Ferfoglia Ribeiro, Lionizia Goyá, Hélio de Lima, Caroliny Pereira e Fauster Vitor Martins. Cada artista terá de 30 a 45 dias para deixar os trabalhos expostos na Galeria Ido Finotti, no Centro Administrativo, ou na Galeria Lourdes Saraiva, na Praça Clarimundo Carneiro.
"A produção cultural em Uberlândia, tanto no campo das artes cênicas como das visuais, tem crescido muito e pede por mais espaços. A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) não poupa esforços no sentido de atender a essa demanda. Tanto, que não só esse item é destaque no Plano Municipal de Cultura, que será enviado em breve para aprovação na Câmara Municipal, como deve lançar, muito provavelmente ainda este mês, o edital de ocupação do novo Teatro Municipal de Uberlândia, para o período de setembro a dezembro", adiantou o assessor cultural da SMC, Carlos Guimarães Coelho.
Cristiane De Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário