Alunos municipais superam limites no esporte
Em uma prova de que muitos limites existem para serem superados, quatro alunos municipais com deficiências físicas participaram e venceram os Jogos Escolares de Minas Gerais, neste caso voltados para alunos atletas com deficiências e chamados como Parajemg. As disputas foram realizadas em Belo Horizonte, entre os dias 18 e 20 deste mês.
Com baixa visão, a aluna da escola Professor Sérgio de Oliveira Marquez, Cínthia Cristyna Rodrigues do Nascimento, de 12 anos, não participava de esportes com bola ou saltos por recomendação médica. Durante uma aula, ficou sabendo que alguns esportes, como o atletismo, não trariam problemas a ela e se interessou pelo assunto. Após participar de uma seletiva, foi convidada a treinar e a participar dos Parajemg. O resultado foram três medalhas de ouro nas provas de lançamento de pelota, arremesso de peso e salto em distância.
“Sempre tive vontade de praticar esportes ou mesmo brincar, mas não encontrava algo que servia para mim. Agora sei que posso ser até atleta e não vou parar mais”, disse a estudante. Ela ainda recomenda que todas as pessoas façam o mesmo e não desistam diante de dificuldades.
Além de Cínthia do Nascimento, Gustavo Henrique, de 12 anos, que frequenta a mesma escola, trouxe para Uberlândia medalhas de ouro nas provas de lançamento de pelota e arremesso de peso. Vinicius Vergílio, de 15 anos, também estuda na Escola Professor Sérgio e ganhou medalhas de ouro nas corridas de 400 metros e de prata nos 100 metros. Ambos possuem paralisia cerebral. Já Maicon Franco, de 18 anos e aluno da Escola Sebastião Rangel, é paraplégico e ficou em primeiro lugar na prova de lançamento de club e disco.
Em novembro será realizada a etapa nacional dos jogos paralímpicos, em São Paulo, e a convocação será divulgada na próxima terça-feira (30). “Temos grandes chances de termos um representante de Uberlândia na competição nacional. Se isso acontecer, vamos batalhar muito para trazermos mais medalhas”, garantiu o coordenador do Programa de Atividade Física e Iniciação Esportiva para Pessoas com Deficiências, Rogério Borges, do Núcleo de Atendimento às Diferenças Humanas (Nadh) da Secretaria Municipal de Educação.
Delegação
A delegação de Uberlândia teve ainda os seguintes atletas também com idade escolar:
- Mauricio Nunes, com duas medalhas de ouro: Lançamento de dardo e Arremesso de peso;
- Daniel Bernardes, com duas medalhas de ouro: Lançamento de dardo e 100ms e uma Prata nos 400ms;
- Denilsom da Silva, com duas medalhas de ouro: Lançamento de dardo e Arremesso de peso;
- Igor Rosa, com duas medalhas de ouro: Lançamento de Pelota e Arremesso de peso.
- Rodrigo Parreira, com três medalhas de ouro: Lançamento de dardo, Arremesso de peso e nos 100ms.
Marden Rangel
Nenhum comentário:
Postar um comentário