POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS
NONA REGIÃO DE POLICIA MILITAR
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
9rpm-p5@pmmg.mg.gov.br
Uberlândia, 02 de julho de 2013
Polícia Militar prende autores de depredações
A Polícia Militar registrou, ontem à noite, dia 1º, em Uberlândia, as primeiras ocorrências de vandalismo e desordem, durante as manifestações por um país melhor, que atingem todo o país. Esta foi a quarta passeata a sair nas ruas da cidade e, apesar de ter o menor número de participantes, infelizmente a que teve o maior número de danos, agressões e pessoas presas e apreendidas. Ao todos foram presas 14 pessoas e 20 menores apreendidos, por danos, lesão corporal, desobediência.
Das 800 pessoas presentes na manifestação, cerca de 50 pessoas apenas participaram das depredações da Prefeitura e Câmara Municipais, bem como de duas estações de ônibus (estação 03 e 05). Este grupo também agrediu policiais militares (com paus e pedras) que faziam a segurança da manifestantes e do patrimônio público. Dois dos militares foram feridos durante as agressões. Para cessar as ações dos vândalos, a Polícia Militar fez uso de munição química (gazes lacrimogênio e de efeito moral).
Ainda, três autores foram preso e dois menores apreendidos por apologia ao crime e uso de entorpecentes, no início dos protestos desta segunda-feira, totalizando 17 pessoas presas e 22 menores apreendidos. Uma denúncia levou os militares ao grupo que, segundo testemunhas, estavam combinando atos de vandalismos em meio à manifestação como depredar janelas, lojas e automóveis. Com eles foi apreendido uma bucha de maconha e um cartaz com nomes de facções criminosas. O vídeo monitoramento da área central registrou toda a ação deste grupo.
A Polícia Militar reitera que repudia este tipo de vandalismo de uma minoria infiltrada entre os manifestantes e apóia a livre expressão pacífica e democrática dos cidadãos. E lembra, caso novos movimentos venham a ocorrer, algumas medidas de segurança que se encontram anexas.
Assessoria de Comunicação Organizacional / 9ª RPM
Nenhum comentário:
Postar um comentário