Translate

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Eithel Lobianco Junior – jornalista

Jornalismo Legislativo e Redação Jornalística para  Web é tema de palestra na Câmara Municipal de Uberlândia

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Uberlândia promoveu no dia 26 de setembro palestra sobre jornalismo legislativo e redação jornalística para web. A palestra ministrada pelo professor Luiz Carlos Santana, jornalista legislativo, mestre em Comunicação Social e especialista em Direito Legislativo e membro do Instituto Legislativo Brasileiro/Senado Federal (Interlegis) abordou rapidamente a história do jornalismo no Brasil e a especificidade do jornalismo legislativo dentro da Comunicação Social, que abrange também a comunicação pessoal e em redes.

O professor Luiz Santana considera que a comunicação social não é necessariamente dialógica e no caso das redes o acesso à informação se dá ao mesmo tempo pelo receptor e pelo emissor que se confundem numa ação potencialmente dialógica. Luiz Santana apresentou conceitos básicos de notícias e critérios de produção de notícias que envolvem: noticiabilidade, imprevisibilidade, excepcionalidade, relevância, notoriedade dos envolvidos, raridade e conflito. Lembrou Luiz Santana que os valores notícia são critérios de relevância e mudam em função de aspectos culturais, sociológicos, tecnológicos e legais.

A mídia legislativa, afirmou Luiz Santana é estatal na forma e pública no conteúdo estando regulamentada incialmente pelo artigo 37 da Constituição Federal que exige legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. No caso da mídia legislativa em Uberlândia ela também está subordinada à Lei Orgânica e ao Regimento Interno da Câmara Municipal [nota da redação].

Sobre a redação jornalística para a web, Luiz Santana sugere uma seqüência de ações desde o planejamento à execução, começando pela apuração de pautas, seleção de pautas, material de produção, redação e ilustração e, revisão. Em relação às notícias on-line Luiz Santana ressaltou os seguinte fatos: espaço visual limitado, movimentação apenas em dois sentidos e por isso sugere fragmentar matérias maiores em textos complementares condensados e lincados por camadas de aprofundamentos ou interesses (subtemas) e portanto deve-se escrever por camada. Foi também apresentado um vídeo produzido pelo Coletivo Intervozes sobre liberdade de imprensa e controle social da mídia (@jorbacd) que está disponível no www.youtube.com.

Eithel Lobianco Junior – jornalista CMU 8186

Nenhum comentário:

Postar um comentário