Translate

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Câmara recebe Conselho Municipal do Idoso


Câmara recebe Conselho Municipal do Idoso


            A Câmara Municipal de Uberlândia, a convite da vereadora Gláucia da Saúde (PMN) recebeu no dia 01 de outubro o presidente do Conselho Municipal do Idoso, médico geriatra José Flávio Viana Guimarães em comemoração hoje ao dia nacional e internacional do idoso. O presidente José Guimarães apresentou ao Legislativo os trabalhos realizados pelo Conselho e ressaltou o aumento exponencial da população idosa acima dos 60 anos, sendo que em 2050 o Brasil será a quinta nação no mundo com maior número de idosos, uma inversão demográfica já em curso.

            O presidente José Guimarães falou sobre a necessidade de criar um arcabouço legal de políticas públicas para preparar para o envelhecimento sustentável e digno com ações estratégicas em todas percepções de qualidade de vida. José Guimarães lembrou que o envelhecimento populacional leva a aumento de custos com previdência social; saúde (doenças crônico-degenerativas); segurança e acesso ao transporte. E, pergunta José Guimarães o que estamos fazendo? Quais ações estratégicas de custeio estão sendo feitas?

            O Estatuto do Idoso completou 10 anos no dia 01 de outubro e, segundo José Guimarães não está sendo cumprido em sua plenitude quando o atendimento ao idoso não é prioritário e que há uma violência institucional e miopia dos gestores diante do envelhecimento; falta acesso aos equipamentos urbanos; calçadas, ruas e veículos coletivos precisam ser adaptados. José Guimarães informou que o Conselho Municipal do Idoso está trabalhando com quatro vetores: 1) acesso a transporte público adaptado; 2) fiscalização das instituições de acolhimento; 3) combate à violência contra o idoso e, 4) atendimento à saúde, integrando a causa das garantias dos direitos com ações que já demonstram vigor.

            Entre os desafios assumidos pelo Conselho Municipal, José Guimarães falou da necessidade de parcerias com a sociedade para instalação de políticas pública, sendo que o Conselho já atua prestando assessoramento e deliberando para a implantação da política municipal do idoso. José Guimarães encerrou solicitando ao Legislativo a instalação de uma comissão permanente para trabalho conjunto com o Conselho para proposição de leis que garantam os direitos dos idosos.

Moção de Aplauso


            A primeira reunião ordinária do mês de outubro foi também palco para entrega da moção de aplauso à Banda Ab’Surdos, iniciativa do vereador Marquinho do Megabox (PT). A Banda Ab’Surdos é um projeto do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Caparelli e envolve adolescentes comuns fazendo e estudando música sendo que já tem um DVD gravado e prepara o segundo DVD que inclui três músicas compostas pelo integrante da banda, Levi. A Banda Ab’Surdos realizou apresentação no plenário com canção traduzida em Libras (Língua Brasileira de Sinais).


Eithel Lobianco Junior
Jornalista CMU - 8186

Nenhum comentário:

Postar um comentário