Translate

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Prefeito e secretários visitam casas no Shopping Park

Prefeito e secretários visitam casas no Shopping Park
           

            O prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, juntamente com o diretor geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Orlando Resende, e os secretários de Obras, Fernando Nascimento, e Habitação, Delfino Rodrigues, visitaram, nesta sexta-feira (24), algumas casas de moradores do bairro Shopping Park que tiveram problemas com alagamentos e refluxo de esgoto devido à chuva que aconteceu no fim da tarde da última segunda-feira (20) em Uberlândia.
            A intenção é adotar medidas para corrigir falhas na rede pluvial do loteamento, que foi entregue há três anos. No local foi possível constatar o problema com esta rede, o que tem afetado também o serviço de esgoto do bairro, situação que tem se agravado devido a quantidade de lixo jogado nas ruas, dificultando o escoamento da água das chuvas, e provocando refluxo em algumas residências.
O prefeito solicitou o pronto encaminhamento das demandas identificadas aos órgãos responsáveis para correção da situação. De acordo com Gilmar Machado, será necessário fazer algumas ligações de tubulações para ampliar a capacidade e comportar o volume de água. “Queremos sanar esse problema para que a população não sofra mais com inundações dentro de suas casas”, disse.
O diretor do Dmae disse que o problema é antigo, e decorrente da falta de uma estrutura da rede pluviométrica que não foi feita quando foram entregues as casas dos residenciais. “Nós vamos ter que corrigir um erro que se refere à drenagem pluvial, que interfere na rede de esgoto e causa o refluxo. O problema de refluxo, ou retorno de esgoto, ocorre devido ao direcionamento irregular da rede pluvial (de água de chuvas) à rede de esgoto. Como o sistema de esgotamento não foi projetado para suportar o volume e a pressão adicional da água da chuva, o esgoto acaba voltando para as residências. Estamos aqui para sanar essas dificuldades e dar uma qualidade de vida para os moradores”, disse Orlando.
Uma das moradoras relatou ao prefeito a preocupação em época de chuva. “Eu fico sempre apreensiva quando vejo que está armando chuva, já coloco meus móveis para cima com medo que aconteça novamente o refluxo dentro da minha casa”, disse Franciele Oliveira. “Se tivesse sido feito o estudo pluviométrico corretamente quando foi projetado o conjunto, seria muito mais fácil. Mas estamos aqui e vamos achar a saída, viemos e vamos ajudar vocês”, ressaltou o prefeito.
            O secretário Delfino Rodrigues ressaltou a importância dos Trabalhos Técnicos Sociais que estão sendo realizados no bairro, a fim de informar os moradores sobre a importância do descarte correto do lixo, não jogando-o nas ruas, inclusive próximos aos bueiros, para evitar que resíduos se acumulem na rede causando entupimentos. “Nós acreditamos que se o trabalho dos Técnicos Sociais tivessem se iniciado na época em que foi entregue o conjunto, muitos destes problemas não estariam acontecendo. Nós estamos reparando os danos, tanto em relação aos prejuízos materiais aos moradores, decorrentes das falhas de drenagem, quanto à falta de conscientização da população. É um trabalho que vai dar sua contribuição para que não se lancem lixo indevidamente nas redes do Dmae”, disse.
                       
Paula Maia
Gabinete

Nenhum comentário:

Postar um comentário