POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS
NONA REGIÃO DA POLÍCIA MILITAR
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
www.pmmg.mg.gov.br/9rpm
9rpm-p5@pmmg.mg.gov.br
Uberlândia, 25 de janeiro de 2014
Cel Marques assume o comando da 9ª RPM
Nesta quarta-feira, 26, o Chefe do Estado Maior da PMMG, Cel Divino Pereira de Brito, presidirá a passagem de comando da 9ª RPM do Cel Dilmar Fernandes Crovato, que entra para o Quadro de Oficiais da Reserva, para o Cel Volney Halan Marques. O evento ocorrerá a partir da 9h, na sede da 9ª RISP, na avenida dos Eucaliptos, 800, no bairro Jardim Patrícia.
Na oportunidade, 12 nova viaturas Palio Weekend serão entregues à 9ª RPM, pelo Governo do Estado, que fazem parte do projeto de renovação da frota dos municípios do interior. Deste total, seis viaturas serão destinadas às Unidades de Uberlândia e as outras seis para o 54º BPM com sede em Ituiutaba.
O novo Comandante
No comando do 53º BPM, desde 2011, o Tenente Coronel Marques, seguiu sua formação acadêmica de Administrador de Empresas e implantou a Assessoria de Gerência de Resultados, e por três anos consecutivos (2011, 2012, 2013) cumpriu as metas previstas para Unidade no Acordo de Resultados do Governo Estadual, reduzindo os índices criminais dos municípios sob responsabilidade do Batalhão.
Neste período, desenvolveu o projeto “Guardião do Bairro”, com o objetivo de atuar como um elemento catalisador dos problemas locais para planejar soluções com o apoio dos demais órgãos de Defesa Social e entidades locais. Em 2012, realizou uma audiência pública sobre Violência Doméstica com palestras ministradas em escolas municipais e apresentação de vídeos relacionados ao tema, que culminou com a implantação Patrulha de Violência Doméstica (PVD).
Foi responsável pela criação do Conselho de Segurança Pública Rural (Consep) de Araguari e pela construção da sede do 4º Pelotão da 252ª Cia PM/53º BPM, no município de Estrela do Sul. No âmbito da Unidade, desenvolveu diversas ações de valorização dos policias militares sob seu comando e criou o estandarte e a Canção do 53º BPM, marcos importantes para o Batalhão, que foi reformado e ampliado em sua gestão.
Ao assumir a 9ª RPM, o Cel Marques acredita que terá como principais desafios a organização da inteligência operacional preventiva e a motivação dos policiais militares.
O Substituído
Oriundo de Juiz de Fora, o Cel Crovato chegou em Uberlândia em 2005, para assumir o comando do 17º BPM, quando ainda estava sob o posto de Tenente Coronel. Na Unidade, permaneceu até ser promovido ao mais alto posto da Corporação e em 2009 assumiu o comando da 9ª RPM, que acabara de ser transferido para onde hoje funciona a 9ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), no bairro Jardim Patrícia. Neste cargo ficou por quatro anos, tornando-se o Oficial que mais tempo esteve à frente do Comando da 9ª RPM, em Uberlândia.
Neste período, imprimiu a marca de um comandante operacional, sempre presente nas mais diversas operações desenvolvidas pelas Unidades que compõem a Região como também das ocorrências de maior destaque e complexidade.
Com firmeza, muito diálogo e determinação, soube fortalecer a integração dos órgãos de segurança pública, fazendo da Região uma das mais integradas de Minas Gerais. Da mesma forma, com as mais variadas entidades, órgãos e instituições municipais, estaduais e federais, sempre na busca do melhor serviço de segurança pública para os cidadãos dos 18 municípios sob responsabilidade da 9ª RPM.
Sob seu Comando, a 9ª Companhia Independente e a 10ª Companhia Independente foram elevadas a categoria de Batalhão, respectivamente, o 53º BPM de Araguari e 54º BPM em Ituiutaba. E as cidades de Tupacigura e Estrela do Sul receberam status de Companhia e de Pelotão, nesta ordem. Em todos os casos, com aumento de efetivo, viaturas e equipamentos, levando os benefícios também para as demais cidades que integram a Região. Atendendo uma antiga reivindicação, esforçou-se para a implantação da primeira Área de Integração de Segurança Pública da zona rural (Aisp Rural), inaugurada em dezembro de 2013.
Não mediu esforços para o aumento do número de câmeras do vídeo monitoramento, que se encontra atualmente em fase de redação final do convênio. E, mais recentemente, para a transferência do Centro de Operações Polícias Militares, o Copom ou 190, para a prédio da 9ª RISP, dando início à consolidação da integração do atendimento às ocorrências relacionadas às questões de defesa social.
Durante todos estes anos, implantou diversos projetos de caráter operacional e comunitário tendo como principal preocupação a tranquilidade da população local e do comprometimento de todos os cidadãos e entidades com a segurança pública.
Assessoria de Comunicação Organizacional / 9ª RPM
Nenhum comentário:
Postar um comentário