Começa na zona rural mais uma etapa do projeto Sanitarista Mirim
Os alunos das escolas da zona rural de Uberlândia iniciaram hoje (31) mais uma etapa dos trabalhos teóricos e práticos do projeto Sanitarista Mirim. O pontapé inicial foi na Escola Municipal Carlos Tucci, na Babilônia (Água Limpa), com uma turma de 30 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.
Sanitarista Mirim é um projeto que existe há 11 anos, do Governo Estadual, através do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), e leva a parceria da Prefeitura de Uberlândia, por intermédio das secretarias de Agropecuária e Abastecimento e de Educação e ainda conta com o apoio do Sindicato Rural de Uberlândia.
Os trabalhos são desenvolvidos nas escolas municipais da zona rural há quatro anos em Uberlândia. Das 13 existentes, seis, inclusive a da Babilônia, já participaram da iniciativa: Olhos D’água; Sebastião Rangel, em Tapuirama; Leandro José de Oliveira, na Fazenda Douradinho; Sobradinho; e Antonino Martins da Silva, em Martinésia.
As atividades são desenvolvidas durante os dois semestres com aulas teóricas e práticas. Depois de todo o aprendizado na sala de aula, as crianças vão a campo para testar os conhecimentos adquiridos. Os próprios fazendeiros incentivam e aprovam a iniciativa. Segundo a coordenadora de Agricultura e Educação Ambiental da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, Vanessa Marquez, os resultados desse projeto são surpreendentes. “É muito gratificante para toda a equipe ver os alunos se desenvolvendo, trocando ideias, questionando sobre as áreas animal, vegetal, sanidade animal, tudo que aprenderam de forma natural e simples. Assim, temos a sensação do dever cumprido”, disse.
A diretora da escola na comunidade de Babilônia, Vera Lúcia Borges de Freitas Arantes, a professora regente Elizete Maria dos Anjos e o professor de laboratório Glauber de Oliveira estão empolgados com o entusiasmo e interesse dos alunos e pais no desenrolar do projeto. “Os olhinhos deles brilhavam durante a apresentação. Acreditamos que serão dias bem proveitosos para essa turma, e de muito aprendizado”, enfatizou a diretora.
Objetivo
O projeto Sanitarista Mirim é capaz de formar agentes multiplicadores que vão auxiliar adultos na condução e atuação segura em todos os setores do campo. Através deles, muitos pais, sitiantes e até fazendeiros aprendem sobre diversos temas como sanidade animal, preservação do meio ambiente, tratamento de animais, vegetais, vacinação, tudo que diz respeito ao dia a dia do homem do campo.
Para os professores e direção das escolas, o projeto também estimula e valoriza o trabalho no campo com amor e dedicação, resgata a dignidade de quem vive da terra e, sobretudo, leva a refletir sobre a questão do êxodo rural. O veterinário do IMA Anderson Cardoso Costa fez uma breve apresentação sobre o funcionamento do projeto.
Após o lançamento do projeto na escola, os professores de Ciências vão trabalhar com os alunos, em conjunto com outras disciplinas, todo o conteúdo do livro que eles vão receber. Depois, virá a outra etapa do projeto que consiste nas visitas às fazendas. Já no segundo semestre o foco será a parte agrícola e ao término de todo o processo, os alunos serão avaliados em apresentações livres sobre tudo o que aprenderam na teoria e na prática. Ao final do projeto, todos os participantes recebem um certificado de Sanitarista Mirim.
Próximas escolas
- Terça-feira – 01/04 – 8h – Escola Municipal Sebastião Rangel em Tapuirama
- Terça-feira – 01/04 – 14h – Escola Municipal Leandro José de Oliveira - Conselho Barra do Tejuco
- Quarta-feira – 02/04 – 8h – Escola Municipal Sobradinho – Fazenda Sobradinho
- Quinta-feira – 03/04 – 8h – Escola Antonino Martins da Silva - Martinésia
- Sexta-feira – 04/04 – 8h – Escola Municipal Olhos D’Água
Cássia Bomfim
Agropecuária
Nenhum comentário:
Postar um comentário