Translate

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Queimadas são motivo de alerta em período seco

Queimadas são motivo de alerta em período seco

            O fim do outono e a chegada do inverno é um período em que a umidade do ar fica cada vez mais baixa. Além da falta de chuva, a época é propícia a ventos mais fortes. Nesses casos, pequenas brasas como as criadas por bitucas de cigarros ou em procedimentos para limpar terrenos por meio de fogo podem ocasionar o alastramento de queimadas.
            O lixo descartado inadequadamente em terrenos baldios também pode se transformar em combustível para incêndios. A população deve, então, ficar atenta, pois a queimada empobrece o solo, afugenta animais peçonhentos como ratos e cobras para dentro das casas, aumenta riscos à saúde das pessoas e gera outros transtornos à comunidade e ao ambiente.
            “Em vez de economia, o proprietário está gerando custos aos cofres públicos para sanar problemas com focos de incêndio. São recursos que a Prefeitura poderia utilizar em outras áreas, mas acabam sendo gastos em situações como estas que poderiam ser evitadas”, disse Eduardo Afonso, secretário municipal de Serviços Urbanos.
            Em Uberlândia existem 61 mil terrenos vagos, espaço capaz de abrigar uma cidade com população de 225 mil habitantes. Cada proprietário deve ser responsável pela limpeza de seus terrenos. A instalação de cercas e a roçagem são as maneiras mais adequadas de exercer esse cuidado. Quando um cidadão perceber alguma queimada, ele deve alertar as autoridades pelos telefones 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) e 190 (Polícia Militar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário