Translate

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

CHUVAS AINDA NÃO SÃO SUFICIENTES PARA A CAFEICULTURA EM MINAS GERAIS

CHUVAS AINDA NÃO SÃO SUFICIENTES PARA
A CAFEICULTURA EM MINAS GERAIS
Williams Ferreira1 e Marcelo Ribeiro2

(Juiz de Fora, 03/10/2014) - A primavera teve início no último dia 22 de setembro. Esta estação de transição entre o inverno e o verão, caracterizada por chuvas intensas normalmente em forma de pancadas com muitos raios, deve ser marcada este ano por chuvas irregulares que devem se normalizar somente a partir de novembro ou dezembro.

Previsão acima de média
Há probabilidade de 40% de que as chuvas ocorram acima da média normal do período na região do município de Livramento do Brumado (BA) e em parte dos municípios do seu entorno, ou seja: Brumado, Guanambi, Boquira e Seabra. Essa probabilidade ocorre também para uma área, aproximadamente retangular, formada entre o Sul da Bahia e o Nordeste de Minas Gerais, limitada pelos municípios de Jacobina e Bom Jesus da Lapa, ambos na Bahia e Bocaiuva e Nanuque, ambos em Minas Gerais. Nesse mesmo estado há também 30% de probabilidade de as chuvas ocorrerem acima da média nos municípios de Pará de Minas, Sete Lagoas, Divinópolis, Belo Horizonte, Capelinha, Diamantina, Curvelo e Patrocínio.
No Mato Grosso a probabilidade de 40% de ocorrência de chuvas acima da média é para os municípios ao longo de uma linha que passa pelo Alto Pantanal, Jauru, Alto Guaporé e Parecis, sendo que essa linha segue passando por Vilhena chegando até Ji Paraná, ambos em Rondônia.

Previsão abaixo da média
Em Minas Gerais também há 40% de probabilidade de as chuvas ocorrerem abaixo da média em Lavras, São Lourenço, e Andrelândia. Essa mesma probabilidade ocorre para Bananal (SP) e para o Vale do Paraíba Fluminense e para Itaguaí, ambos no estado do Rio de Janeiro.

El Niño
A ocorrência dos eventos El Niño e La Niña apresenta maior tendência de começar a se desenvolver ao longo dos meses de abril a junho, alcançando maior intensidade normalmente nos meses de dezembro a fevereiro. Nos últimos meses está ocorrendo certa anomalia positiva na temperatura da superfície do Oceano Pacífico que indica maior probabilidade de ocorrência do fenômeno El Niño, ao longo da atual primavera e do próximo verão em 2015. Todavia, caso venha a ocorrer esse El Niño deverá ser fraco, não alterando muito o quadro das chuvas na região Sudeste do Brasil.
Caso ocorram as previsões associadas a ocorrência do fenômeno El Niño, maiores volumes de chuva para o Sul de Minas e região da Zona da Mata só deverão ocorrer a partir da segunda quinzena de dezembro seguindo-se até janeiro de 2015, sendo que a partir desse mês a expectativa é novamente de redução.

Cafeicultura comprometida
O déficit hídrico na região cafeeira vem comprometendo o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo do cafeeiro. As chuvas que ocorreram em Minas nos últimos dias ainda não foram suficientes para reverter a condição de déficit que perdura nos últimos meses nas principais regiões produtoras de café do estado. Devido aos poucos eventos de chuva com volume reduzido o pegamento das floradas vem sendo prejudicado, podendo reduzir significativamente a próxima safra. Além disso, caso as chuvas não sejam regularizadas até o próximo mês de dezembro, os tratos culturais, principalmente as adubações, serão prejudicadas, aumentando os prejuízos para a próxima safra.

1Pesquisador da Embrapa/EPAMIG na área de Agrometeorologia e Climatologia. williams.ferreira@embrapa.br (ou) williams.ferreira@epamig.br
2Pesquisador da EPAMIG na área de Fitotecnia, atua em pesquisas com a cultura do café. mribeiro@epamig.br

ASCOM EPAMIG
(32)3224-3116

Nenhum comentário:

Postar um comentário