O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) recebe, pela terceira vez consecutiva, o certificado de Excelência em Bancos de Leite Humano na categoria ouro de qualidade pelo Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano.
A premiação acontece desde 2013 e analisa o desempenho de itens como qualificação da equipe profissional, estrutura física, equipamentos, produção entre outros. Este ano, em Minas Gerais, de um total de 12 unidades de Banco de Leite Humano, foram avaliadas somente 8, sendo que 7 receberam a premiação na categoria ouro.
A certificação é realizada pela área técnica de saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde e pela coordenação do Centro de Referência Nacional para Banco de Leite Humano e visa credenciar as instituições que desenvolvem suas ações dentro dos padrões de qualidade normatizados e em consonância com pressupostos internacionais.
O Programa Ibero americano de Bancos de Leite é uma rede de cooperação que congrega 23 países da região Ibero-americana com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e tecnologias em aleitamento materno e banco de leite humano. O programa foi criado a partir da experiência brasileira com os bancos de leite humano por meio da Rede Brasileira Banco de Leite Humano
Banco de Leite Humano
Com o objetivo de apoiar, promover o aleitamento materno e incentivar a doação de leite humano, o Banco de Leite Humano do HCU-UFU foi criado em 1988, no setor de Lactário, ligado ao Serviço de Nutrição e Dietética. Em 1990 foi credenciado pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.
Em 2001, o setor foi transferido para a área atual, anexo ao ambulatório de Pediatria e tornou-se um serviço autônomo ligado à Diretoria Clínica do hospital. Com a mudança, várias ações foram implementadas.
Dentre as ações criadas, surge em 2002, o projeto Disque Amamentação. Pelo número (34) 3218-2666, as mães podem esclarecer dúvidas e obter orientações com uma equipe de estudantes, devidamente capacitados, dos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia da UFU. Por mês, o projeto recebe de 60 a 80 ligações.
No ano seguinte, foram iniciados vários trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado tendo como base a unidade e em 2006 começaram os atendimentos do Consultório de Amamentação.
A partir de 2013, o Banco de Leite do HCU-UFU começou a receber alunos do curso de graduação em Nutrição para atividades de estágio curricular. O setor também passou a fazer parte do Programa de Residência Multiprofissional da UFU recebendo alunos residentes para exercício de suas atividades curriculares.
Em relação a doação de leite humano, o BLH é responsável pela coleta, processamento e rigoroso controle de qualidade do leite, para posterior distribuição aos bebês internados na UTI de Neonatologia do HCU-UFU, visando à melhoria da qualidade de vida e, consequentemente, diminuindo os índices de mortalidade infantil.
Ascom HCU-UFU
Nenhum comentário:
Postar um comentário