Atendimentos presenciais do Procon tiveram aumento superior a 60%
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) teve um aumento de 60,7% no número de atendimentos presenciais em 2015 se comparado com 2014. No ano passado, foram atendidos 30.610 consumidores frente a 19.048 do ano anterior.
Segundo o superintendente do Procon, Frank Resende, o aumento é atribuído, principalmente, a dois fatores: ampliação dos serviços pelo Procon Móvel nos terminais de ônibus e a mudança em 2015 para novo endereço. O espaço, localizado no bairro Aparecida, região central da cidade, possibilitou a modernização dos instrumentos administrativos de atendimento, conciliação e fiscalização. Já o Procon Móvel permitiu atendimentos aos usuários dos terminais de ônibus do Sistema Integrado de Transporte (SIT).
O superintendente ressalta ainda o aumento de consumidores endividados que procuraram auxílio para renegociar dívidas. Somente neste quesito foram mais de seis mil consumidores interessados em renegociar valores de cartões de crédito, cheques especiais e empréstimos.
Além dos atendimentos presenciais, em 2015 o Procon registrou 30.343 atendimentos telefônicos através do Disque Procon 151, totalizando mais de 60 mil consumidores atendidos pelo órgão, que é vinculado à Secretaria Municipal de Governo.
Assuntos mais procurados
Entre as principais demandas atendidas pelo Procon, se destacam os serviços privados e essenciais, como telecomunicações, energia elétrica e água e esgoto, entre outros. Juntos, eles totalizaram 38,09%. Já os itens financeiros alcançaram 31,93% e englobaram bancos, cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e consórcios. Em seguida, aparecem produtos (23,65%), habitação (3,64%), saúde (2,03%) e alimentos (0,66%).
Atendimentos do Procon no período de janeiro a dezembro de 2015
Presenciais
Reclamações (Atendimentos iniciais): 17.786
Audiências: 6.551
Atendimentos aos endividados: 6.273
Total de atendimentos presenciais: 30.610
Por telefone
Ligações atendidas – Disque Procon 151 – 30.343
Total geral de atendimentos 2015: 60.953
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