Moradores são reorientados sobre a Coleta Seletiva
A equipe de Coleta Seletiva, implantada pela Prefeitura de Uberlândia, está retornando aos bairros onde o programa foi implantando e reorientando os moradores sobre os dias em que os materiais são recolhidos e a forma de acondicioná-los. As visitas iniciaram nesta quarta-feira (06) pelo bairro Santa Mônica e contaram com a ajuda de catadores de associações e cooperativas.
O bairro foi primeiro a receber o programa e é o que gera a maior quantidade de materiais recicláveis. Segundo o coordenador da Coleta Seletiva, Luiz Paulo de Melo Costa, o volume recolhido caiu nos últimos meses. “Com o tempo, os moradores vão perdendo o hábito de separar os materiais, outros se mudaram para o bairro e não tem conhecimento do programa”, conta.
Ainda segundo ele, as visitas servem também para levantar as demandas e dificuldades dos moradores. Durante as visitas, os moradores recebem panfletos com informações sobre o programa e quais os materiais devem ser separados. Um imã de geladeira com o dia em que o caminhão passa também é entregue. “Mesmo que os moradores já tenham sido orientados no início, é sempre bom voltar. Iremos a todos os bairros que possuem reclamações sobre a estrutura e onde o volume de material caiu”, disse. Atualmente, a coleta seletiva está em 29 bairros, atendendo uma população superior a 270 mil pessoas.
Todo o material reciclado é distribuído para as associações e cooperativas de catadores de Uberlândia, que separam os materiais e vendem para as indústrias. Cleonildo Martins dos Santos é presidente de uma delas. Segundo ele, cerca de 80 famílias ligadas às associações e cooperativas sobrevivem da coleta seletiva. “Conheço pais que mudaram de vida trabalhando com os recicláveis e pagam até mesmo a faculdade dos filhos”, disse.
No bairro Santa Mônica, por exemplo, o caminhão de coleta seletiva passa em dois dias da semana, alternando com a coleta de resíduos úmidos. Entre as avenidas Segismundo Pereira e Afonso Pena, a coleta acontece às quintas-feiras. Já na outra parte do bairro, entre a Segismundo Pereira e a Anselmo Alves dos Santos, às terças-feiras.
O pintor Ricardo Pereira de Melo, 47, morador do bairro, diz que em sua casa os resíduos úmidos são separados dos recicláveis desde o início o programa, mas confessa que alguns vizinhos ainda não têm a mesma consciência. “Já vi pessoas jogando lixo aqui no terreno ao lado, sendo que temos até um Ecoponto aqui perto”, afirmou.
Sobre os resíduos
Os resíduos são divididos em úmidos e secos. Os úmidos são os materiais orgânicos como cascas de frutas e legumes, folhas e restos de comida. Estes, associado aos materiais de higiene pessoal como toalhas de papel, papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis, papéis engordurados, espumas, espelho, esponja de aço e outros deste tipo, não devem ser colocados para serem recolhidos pelo caminhão de coleta seletiva, e sim pelo de resíduos domésticos.
Já os resíduos secos são os apropriados para a coleta seletiva, como papéis de revistas, jornais, papelão, embalagens de leite e suco. Os metais também podem ser separados como latas de bebidas e de alimentos, tampas de garrafas, panelas e outros objetos de zinco, cobre ou ferro. Plásticos como garrafa de refrigerante e água, brinquedos, baldes, frascos de produtos de limpeza, higiene e cosméticos também são recolhidos. Os vidros como frascos de perfumes e potes de alimentos, medicamentos, garrafas e cacos de vidro, também podem ser separados.
Serviço:
Veja qual o dia o caminhão da Coleta Seletiva passa em sua rua
Segunda-feira - Diurno
- Cazeca (Da Av. João Naves de Ávila até a Tenente Virmondes)
- Dona Zulmira
- Jardim Patrícia
- Mansour
- Luizote de Freitas ( Av. José Fonseca e Silva / Anel Viário )
- Tibery
Terça-feira - Diurno
- Daniel Fonseca
- Lídice (Da Rua Tenente Virmondes até a Rua Mário Porto)
- Martins (Da Av. Fernando Vilela até a Av. Getúlio Vargas)
- Morada do Sol
- Osvaldo Rezende
- Santa Mônica (Da Av. Anselmo A. dos Santos até a Av. Segismundo Pereira)
- Vigilato Pereira
- Cidade Jardim
Quarta-feira - Diurno
- Dona Zulmira
- Jardim Patrícia
- Luizote de Freitas - Mansour ( Da Av. José Fonseca e Silva até o Córrego do Óleo)
- Fundinho
- Lídice (Da Rua Mário Porto até a Rua Augusto César)
- Umuarama
- Tabajaras
Quinta-feira - Diurno
- Bom Jesus
- Custódio Pereira
- Martins (Da Fernando Vilela até a Av. Profª. Minervina C. Oliveira)
- Osvaldo Rezende
- Patrimônio
- Santa Mônica (Da Av. João N. de Ávila até a Av. Segismundo Pereira)
- Jardim Karaíba
-Alto Umuarama
Sexta-feira - Diurno
- Aparecida
- Brasil
- Pres. Roosevelt
- Saraiva
Segunda-feira à Sexta-feira - Noturno
- Centro
Nenhum comentário:
Postar um comentário