Translate

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

encontro de ternos

 



Festa da Congada tem encontro de ternos no encerramento dos festejos deste ano

Neste domingo (12)o prefeito Paulo Sérgio acompanhou as apresentações dos ternos da Congada npraça da Igreja do Rosário; ao longo do dia, ainda estão previstas missa campal e coroação da imagem de Nossa Senhora do Rosário

  



Valter de Paula – Secretaria de Comunicação/PMU

 

Teve início, neste domingo (12), a cerimônia de encerramento da 148ª Festa da Congada, em louvor à Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, com o encontro de ternos na praça da Igreja do Rosário. Realizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, a celebração conta com o apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Neste ano, o incentivo ao Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA), somou R$ 1.755.076,38, reforçando o compromisso da administração municipal com a valorização e preservação da cultura local.

“Acho muito bonito ver que uma celebração como esta mantém viva a tradição e cultura deste importante movimento em nossa cidade. Este ano, em especial, por termos tido a alegria do reconhecimento da Congada como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. É um momento de valorização aos costumes de um povo que reconhece sua força, devoção e busca preservar as origens”, enfatizou o prefeito Paulo Sérgio.

 



Valter de Paula – Secretaria de Comunicação/PMU

 

 Hoje, a programação começou na rua Prata, 890, de onde os congadeiros seguiram rumo à Igreja do Rosário. Ocorreram reinados, condução dos Reis-festeiros até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, procissãomissa campal e coroação da imagem de Nossa Senhora do Rosário.

“É de suma importância o apoio do poder público municipal. Não somente na questão de recurso, mas também de infraestrutura e logística. A nossa festa tem crescido muito nos últimos anos. Esse ano, observarmos que os ternos de Congado aumentaram de tamanho. Então, esse apoio, essa união de esforços faz com que a nossa festa cresça ainda mais. Ela representa o município de Uberlândia no país e no mundo”, considerou o presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Denílson Nascimento.

Como tradicionalmente acontece, os festejos foram iniciados no mês de julho com a celebração da Bandeira do Aviso. A tradição religiosa na qual os devotos desfilam, rezam e cantam pelas ruas em celebração às santidades será finalizada amanhã (13) com a realização de visitas dos ternos de Congo, Catupés, Marujos, Marinheiros e Moçambiques aos devotos e Reis-festeiros em diferentes pontos de Uberlândia. A partir das 18h, está programada a troca de coroas com os festeiros de 2026 e a despedida dos grupos participantes.

 



Valter de Paula – Secretaria de Comunicação/PMU


Incentivo à cultura

A Festa da Congada é patrimônio imaterial do município desde 2008. Por meio do decreto nº 11.321, Uberlândia obteve um marco significativo de valorização dessa importante manifestação cultural. É uma celebração que expressa identidade e história e muito representativa para os povos de matriz africana.

No último mês de junho, a Congada se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil após deliberação durante a 109ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, realizada na sede da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Minas Gerais, em Belo Horizonte. O feito se deve a uma ação liderada pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que fez a solicitação, ainda em 2008, junto ao Iphan.

(Acesse mais informações sobre a Congada aqui.)

 

 

12/10/2025

Fernando Cássio

imprensa@uberlandia.mg.gov.br

(34) 3239-2883/2441/2684


Nenhum comentário:

Postar um comentário