POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS
NONA REGIÃO DA POLÍCIA MILITAR
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
www.policiamilitar.mg.gov.br/9rpm
9rpm-p5@pmmg.mg.gov.br
Uberlândia, 26 de setembro de 2013
Time de Gerenciamento de Crise é implantado na 9ª RPM
A partir desta semana, o GATE – Grupo de Ações Táticas Especiais passará a contar com um Time de Gerenciamento de Crise (TGC), especializado em lidar com ocorrências mais complexas em que existe a necessidade de uma negociação. Nesta sexta-feira, 27, o comando da 9ª RPM, realizará a solenidade de conclusão do Treinamento do Time, formado por militares da 2ª Cia MEsp. O evento será na sede na 9ª RISP, na avenida dos Eucaliptos, 800, Jardim Patrícia, às 16h.
O TGC é um modelo de equipe inovador dentro da área de Operações Policiais Especiais em todo o Brasil. É a primeira e mais pacífica das alternativas táticas, porém, sem um suporte esquematizado, esta alternativa fica isolada do contexto, podendo comprometer o seu desfecho.
Por isso a criação do TGC, que visa a distribuição de diversas funções na organização de um cenário de crise, suprindo com eficiência não só o negociador para sua atuação, mas todas as demais equipes que atuam nas ocorrências típicas das Operações Policiais Especiais. Com este novo modelo, o foco passa a ser a equipe e não a figura de um único militar, o negociador, como é visto atualmente em ocorrências com reféns, seja na vida real como também na ficção.
O Time é estruturado por quatro equipes: a de Suporte Técnico, a de Apoio Logístico, a de Conhecimentos e Doutrina e a de Análise de Informações. A primeira é responsável pelo monitoramento do local da ocorrência, devendo analisar ambientes, de modo a instalar o equipamentos de monitoramento, de forma imperceptível, buscando suprir o Posto de Comando com sons e imagens em tempo real.
A segunda é responsável pelo controle e distribuição de todos os equipamentos do Time de Gerenciamento de Crises para o próprio time ou para autoridades envolvidas na solução da crise.
A terceira é a responsável pelo contato externo para a produção de informações, atuando através do Sistema de Inteligência, buscando dados necessários para o desenvolvimento da ocorrência.
E a última se responsabiliza por todo o conhecimento teórico, e doutrinário do TGC. É também responsável pelos treinamentos interno e externo, e também por manter o Time atualizado sobre as novas tecnologias que surgem no mercado.
Curso
Do dia 11 a 27 de setembro, militares da Segunda Companhia de Missões Especiais realizaram o Treinamento de Gerenciamento de Crise, sob a coordenação do Capitão PM Sandro Nunes de Paiva. Neste período os policiais foram instruídos com noções de negociação, dinâmica dos eventos críticos, postura técnica/tática do time de gerenciamento de crise, alocação de meios e materiais na incidência de eventos críticos e Direitos Humanos.
O Treinamento tem como objetivo oferecer elementos teóricos e ferramentas necessárias à especialização profissional na área de Gerenciamento de Crise. Os militares estarão, a partir de então, capacitados a atuar como especialistas em Gestão de Crises, em diferentes níveis e em todas as cidades pertencentes à 9ª Região de Polícia Militar.
Assessoria de Comunicação Organizacional / 9ª RPM
Nenhum comentário:
Postar um comentário