Empossados os coordenadores dos Grêmios Estudantis de Uberlândia
Com a finalidade de representar os interesses dos estudantes das escolas municipais e discutir a implementação de ações e projetos no ambiente escolar, as diretorias dos 17 Grêmios Estudantis Livres pelo Direito de Aprender e Ensinar, da Rede Municipal de Educação de Uberlândia, tomaram posse nesta quarta-feira (26), durante solenidade realizada no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais (Cemepe). Houve a apresentação do Grupo de Metais da Banda Municipal de Uberlândia, e os coordenadores dos grêmios fizeram em conjunto a leitura do juramento oficial do Grêmio Estudantil de Uberlândia.
Em novembro de 2013 aconteceu a eleição da coordenação do grêmio em cada unidade escolar envolvida no projeto. Estas eleições foram 100% informatizadas, utilizando-se, nos laboratórios de informática da rede, um software específico para tal. Os estudantes destas escolas tiveram a oportunidade de realizar um autêntico exercício de cidadania, desde a observação das regras eleitorais à campanha e finalização do pleito, com adesão de 100% das escolas que oferecem do 6° ao 9° ano de ensino.
O grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.
A secretária municipal de Educação, Gercina Novais, destacou a importância dos grêmios e a responsabilidade que os diretores terão daqui para frente. “A discussão sobre cidadania, democracia e participação vem sendo feita sem concretização. O grêmio é a possibilidade do aluno participar da gestão escolar, transformando este ambiente em gestão democrática, tratando dos interesses individuais e de grupo. O objetivo é fazer com que os alunos tenham voz ativa e participem junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores da programação da escola”, disse.
O estudante de 13 anos Webert Soares de Souza é o coordenador do Grêmio Estudantil da Escola Municipal Doutor Gladsen Guerra de Rezende. Ele conta que sabe da responsabilidade que terá a partir de agora, e disse que tem vários projetos para contribuir em conjunto com a escola. “Vou tentar fazer o máximo possível para os estudantes e a escola, serei o ouvido e a fala dos alunos. Já sei que vamos tentar incluir projetos para campeonatos interclasses de futebol, vôlei e xadrez. Queremos também montar um jornalzinho informativo da escola e coordenar a rádio durante o recreio”, ressaltou.
Exercendo a função de professor de História, o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, aproveitou a oportunidade para contar aos atuais coordenadores a história de lutas e conquistas dos grêmios estudantis no Brasil. “Em meados de 1985 entrou em vigor a Lei do Grêmio Livre que garantiu o direito de constituição dos grêmios após o regime militar. A partir de agora vocês estudantes têm a oportunidade de realizar e decidir pelas escolas, qual é o interesse de vocês, os anseios e vontades. Tenho certeza que o grêmio vai colaborar para a formação de jovens cidadãos mais críticos, participativos de suas próprias histórias”, disse.
“O grêmio vai auxiliar e muito para o setor educacional, pois será um espaço de formação, discussão e engajamento político e social no bairro. É um processo de luta, reivindicação e de articulação com as forças da comunidade escolar. Para esses meninos e meninas é um momento de crescimento enquanto cidadãos, cumprindo os seus direitos e deveres. Portanto, o grêmio estudantil é fundamental na vida destes jovens estudantes”, ressaltou o professor da Escola Municipal Doutor Joel Cupertino, Henrique Rodrigues. O professor conta também que os estudantes montaram um blog para discussão de projetos e ideias, e que durante o horário de intervalo realizam um recreio cultural, com atividades artísticas. “Os estudantes estão engajados com a participação democrática”, ressaltou.
Durante a solenidade, a coordenadora do Núcleo de Assuntos Estudantis (NAE) do Cemep, Eliane Novais, anunciou que para abrigar a coordenadoria das agremiações serão construídas as “Casinhas dos Grêmios”. O local é uma espécie de escritório dos grêmios e terá aproximadamente 50 m². A estrutura será feita fora do prédio da escola e com recurso proveniente do Governo Federal. A mão de obra utilizada será dos formandos do Pronatec. “Além das casinhas, fechamos parceria com a Secretaria de Cultura para descobrir os talentos culturais das escolas, para posteriormente os estudantes realizarem apresentações nas praças da cidade. A Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) também será parceira disponibilizando equipamentos públicos para realização de campeonatos esportivos. Toda essa mobilização e parceria é em decorrência desta participação efetiva dos alunos nos grêmios”, disse.
A coordenadora ressaltou também que o NAE foi até as escolas para mobilizar os alunos e explicar o que é o grêmio e qual o papel dele na comunidade escolar. “Para capacitar melhor estes jovens, nós oferecemos um curso de 20 horas, explicando qual a importância que eles terão no processo democrático da escola e da cidade”, concluiu.
Paula Maia
Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário