Translate

quinta-feira, 31 de julho de 2025

Cemig já retirou mais de 16 toneladas de cabos irregulares

 Cemig já retirou mais de 16 toneladas de cabos irregulares de telecomunicação em postes em 2025

No primeiro semestre do ano, companhia já vistoriou mais de 46 mil postes na área de concessão em Minas Gerais

 

Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) já retirou 16,2 toneladas de cabos irregulares de empresas de telecomunicação em seus postes, em 66 cidades de Minas Gerais, apenas nos primeiros seis meses de 2025. A estatal está intensificando o combate aos fios de empresas de internet, telefonia e TV a cabo que estão instalados irregularmente ou que não possuem contratos de compartilhamento nas estruturas da companhia.

Nas últimas semanas, essa fiscalização foi realizada nas cidades de Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Juatuba, Ipatinga, Itabira, Nanuque, Capelinha, Unaí, Janaúba, Januária, Jaíba, Guaxupé, Paraguaçu, Três Pontas, Cambuquira, Conselheiro Lafaiete, São João del-Rei, Lima Duarte, Patrocínio e Passos. Nesta semana, equipes da empresa atuarão em Belo Horizonte, retirando cabos obsoletos e que estavam oferecendo riscos à população.

A gerente de Eficiência Energética e Receitas Acessórias da Cemig, Amanda Mascarenhas, detalha as ações para reduzir os danos gerados pelo material instalado clandestinamente. "A Cemig tem reforçado a notificação das empresas que operam de forma irregular e trabalhado em conjunto com os municípios para promover ações de conscientização que visam educar sobre os riscos e a necessidade de regularização".

A Cemig mantém um cadastro atualizado das empresas que utilizam seus postes de forma regular, registro alimentado pelas informações obtidas no censo, que identificou cabos de empresas que compartilham postes em sua área de concessão, vistoriando cerca de 2,3 milhões de postes em 774 municípios mineiros, onde identificou a existência de mais de 900 empresas que operavam de forma clandestina, irregular e sem projetos, o que pode comprometer a resistência mecânica dos postes.

No primeiro semestre de 2025, os técnicos da Cemig já vistoriaram mais de 46 mil postes e retiraram a fiação de 45 empresas que atuavam de forma irregular. Neste período, a Cemig fez mais de 17 mil notificações a empresas de telecomunicações para fazer a adequação de fiações em toda a área de concessão. Esse número já é 30,5 % superior a todo o ano passado, quando foram realizadas 10.524 notificações a empresas de processamentos de dados.

Modicidade tarifária

O compartilhamento dos postes com essas empresas é determinado por resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

Além de levar serviços básicos para a população, o compartilhamento dos postes com as empresas de telecomunicações contribui para a modicidade tarifária. De acordo com a legislação do setor elétrico, 60% do valor faturado com este serviço são utilizados para reduzir a fatura de energia.

Nem todos os cabos presentes nos postes da Cemig são de responsabilidade direta da empresa estatal. De acordo com as normas de segurança, os cabos da rede elétrica, que são energizados, estão localizados na parte superior da estrutura dos postes. Já os cabos de telecomunicações, utilizados por empresas que alugam a infraestrutura da Cemig, devem ocupar a parte baixa, imediatamente abaixo do braço da iluminação pública, altura segura em relação ao solo.

 

terça-feira, 29 de julho de 2025

BH vai sediar o maior festival gospel da América Latina APOIO MK2STUDIO

 

Ore Comigo 2025: BH vai sediar o maior festival gospel da América Latina

Pelo terceiro ano consecutivo, evento será palco para a gravação de DVD com repercussão nacional e internacional; a Arena MRV foi o local escolhido para receber 14 atrações no dia 23 de agosto

Belo Horizonte será palco do maior festival gospel da América Latina, o Ore Comigo 2025, que chega à sua terceira edição. O evento será realizado no dia 23 de agosto, sábado, com abertura dos portões às 11h, na Arena MRV.  Serão 14 atrações, incluindo grandes nomes do cenário gospel, como, Fernandinho, André Valadão, Thalles Roberto, Isadora Pompeo e Fábio Lacerda. Os ingressos estão à venda por meio do site oficial: orecomigo.com.br.

A programação promete um dia repleto de louvor, adoração e experiências transformadoras, voltado para toda a família. O evento receberá ainda outros líderes e artistas renomados como Pastor Flavinho. Pra. Ezanete Rodrigues, Jeferson & Suellen, Anderson Freire, Helena Tannure, Simone Lacerda e muitos outros.

"Este festival não é apenas um espetáculo, mas uma oportunidade de conectar corações e transformar vidas. A cada ano, o Ore Comigo cresce em público e relevância, mostrando que o Evangelho transcende barreiras e tem o poder de reunir pessoas de todas as idades em um só propósito: glorificar a Deus", destaca Fábio Lacerda, organizador do evento.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Ore Comigo será palco de uma gravação histórica de DVD, consolidando-se como um evento que transcende as expectativas do público. Nesta edição, o festival ganhará ainda mais destaque com a gravação conduzida por Thalles Roberto, um dos maiores nomes da música gospel. Com projeção nacional e internacional, o registro promete levar a essência e a mensagem do Ore Comigo para além das fronteiras, impactando vidas em diferentes partes do mundo

O Ore Comigo 2025 oferece uma experiência diversificada e acessível, com cinco setores à disposição do público, garantindo conforto e proximidade ao palco:

  • Camarote Belo Horizonte: O setor mais exclusivo do evento, com bebidas liberadas durante todo o festival, incluindo refrigerantes, sucos, energéticos, água mineral (natural e gasosa) e drinks não alcoólicos. Os ingressos dão acesso a todas as áreas do evento, exceto às cadeiras inferiores e superiores.
  • Pista Premium: Localizado na frente do palco, garante uma vista privilegiada e mais próxima das atrações.
  • Pista: Área localizada logo atrás da Pista Premium, com espaço amplo e com ótima visão do palco.
  • Cadeira Inferior: Garantindo acesso à arquibancada inferior, com visão panorâmica e conforto.
  • Cadeira Superior: Setor destinado à arquibancada superior, proporcionando uma visão ampla e confortável do evento.

A iniciativa conta com a parceria com grandes marcas que tornam o evento uma realidade e asseguram seu sucesso, como a TV Globo, que é a emissora oficial, a Itatiaia, parceira de mídia, e os patrocinadores Coca-Cola, Crystal, Colégio Batista Mineiro, Legalize, Biscoitos Barbieri, Dispel e FrediZaK.

Serviço

Ore Comigo 2025

Data: 23 de agosto (sábado)

Horário: Abertura dos portões às 11h | Início oficial às 13h

Local: Arena MRV - Rua Cristina Maria de Assis, 410, bairro Califórnia, Belo Horizonte, MG

Atrações confirmadas:

  • Pastor Flavinho
  • Isadora Pompeo
  • Pra. Ezanete Rodrigues
  • André Valadão
  • Thalles Roberto
  • Fernandinho
  • Jeferson & Suellen
  • Anderson Freire
  • Fábio Lacerda
  • Helena Tannure
  • Chepe Putzu
  • Deive Leonardo
  • Simone Lacerda
  • Camila Campos

 

Classificação: Livre. Menores de 14 anos somente acompanhados por um responsável legal.

Instagram oficial: @orecomigobr

 

Os ingressos estão à venda por meio do site oficialorecomigo.com.br.

Em ritmo menor, número de empresas cresce 4,2% no País

 

Em ritmo menor, número de empresas cresce 4,2% no País

*TEMOS DADOS REGIONAIS

Quase 1 milhão de novos CNPJs foram criados no Brasil, entre abril de 2024 e abril de 2025, sendo a maioria formada por Microempresas (MEs), em detrimento dos Microempreendedores Individuais (MEIs). A conclusão é do estudo IPC Maps 2025, especializado há mais de 30 anos no cálculo de índices de potencial de consumo nacional, com base em fontes oficiais.

Desacelerado, esse resultado no perfil empresarial deve-se à maior oferta de empregos observada no período. Segundo Marcos Pazzini, sócio da IPC Marketing Editora e responsável pela pesquisa, “enquanto 478 mil MEs foram abertas, a quantidade de MEIs praticamente se manteve”. Apesar da neutralidade aparente, os Microempreendedores Individuais (MEIs) ainda são maioria, representando quase 59% (14,7 milhões) das companhias, sendo responsáveis pelo registro de 6,3 mil novos CNPJs no período.

Dentre as unidades ativas em geral, 14,7 milhões referem-se a atividades relacionadas a Serviços; seguida por Comércio, com 5,6 milhões; Indústrias, 3,9 milhões; e Agribusiness, abrangendo quase 869 mil estabelecimentos. Já em relação apenas às MEs, a alta foi superior a 10%, totalizando atualmente 3,1 milhões de estabelecimentos de Serviços, 1,5 milhão em Comércio; 662.387 para Indústrias; e 41.968 microempresas de Agro.

Outro destaque do estudo refere-se à ascensão de 4,6% — acima dos 4,2% da média nacional — no número de empresas ativas nas capitais e regiões metropolitanas, contra um acréscimo de 3,8% nas cidades do interior. “O aumento das vagas de empregos com carteira assinada vem impactando diretamente as cidades interioranas que, por isso, apresentaram um crescimento menor na quantidade de empresas este ano”, justifica Pazzini.

Em relação à distribuição de estabelecimentos no âmbito nacional, a Região Sudeste segue na liderança, concentrando 51,6% das corporações. Na sequência, estão o Sul, com 18,9%, Nordeste com 16,1% dos negócios, Centro-Oeste com 8,7% e o Norte com apenas 4,6% das organizações existentes no País    

Partindo para a análise quantitativa para cada mil habitantes, o IPC Maps aponta para a vantagem das Regiões Sul e Sudeste com, respectivamente, 150,75 e 145,16 empresas por mil habitantes, além da Centro-Oeste, com 126,36. Já, em queda e bem abaixo da média, estão as regiões Nordeste, com 70,32, e Norte, com apenas 61,71 empresas/mil habitantes.

Sobre o IPC Maps

Publicado anualmente pela IPC Marketing Editora, empresa que utiliza metodologias exclusivas para cálculos de potencial de consumo nacional, o IPC Maps destaca-se como o único estudo que apresenta em números absolutos o detalhamento do potencial de consumo por categorias de produtos para cada um dos 5.570 municípios do País, com base em dados oficiais, através de versões em softwares de geoprocessamento. Este trabalho traz múltiplos indicativos dos 22 itens da economia, por classes sociais, focados em cada cidade, sua população, áreas urbana e rural, setores de produção e serviços etc., possibilitando inúmeros comparativos entre os municípios, seu entorno, estado, regiões e áreas metropolitanas, inclusive em relação a períodos anteriores. Além disso, o IPC Maps apresenta um detalhamento de setores específicos a partir de diferentes categorias.


terça-feira, 22 de julho de 2025

Sustentabilidade é destaque na COP30

 ECOBRISA

Sustentabilidade é destaque na COP30 e demanda soluções em climatização de ambientes

Tecnologias que propõem utilização racional de recursos, economia para as empresas e respeito ao meio ambiente conquistam cada vez mais mercado no Brasil

Os combustíveis fósseis, com mais de 75% das emissões globais de gases de efeito estufa, constituem um dos temas de maior relevância na COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que será realizada em novembro, em Belém (PA). Embora o Brasil seja uma exceção notável, com 85% da matriz energética proveniente de fontes renováveis, em escala mundial 60% da energia ainda depende de petróleo, gás natural e carvão para ser gerada. Muito além de ser uma questão que interessa exclusivamente a países signatários da COP30, a utilização de energia de origem fóssil é presente na vida de brasileiros e de populações ao redor do mundo. Curiosamente, especialistas destacam entre exemplares de alto consumo de eletricidade no dia a dia os aparelhos de ar-condicionado e a inteligência artificial.

Imprescindível no cotidiano de pessoas, empresas e governos, a inteligência artificial depende de muita energia para operar. Servidores de IA, juntamente com computação em nuvem e processamento de criptomoedas, são responsáveis por até 3,7% das emissões mundiais de carbono. A título de comparação, lançado na atmosfera este volume é maior que o de todas as companhias aéreas juntas.

No caso do ar-condicionado, estima-se que existam 2 bilhões de aparelhos em funcionamento no mundo, com alto consumo de energia elétrica e emissão de carbono correspondente ao que seria lançado por quase 240 milhões de automóveis.

Em pouco mais de 30 anos, a concentração atmosférica de dióxido de carbono, gás que mais contribui para o aquecimento global, subiu de 360 ppm (partes por milhão) para 430 ppm. “De maneira cada vez mais acentuada, sentimos os efeitos do aquecimento no dia a dia. Este cenário exige alternativas que contemplem sustentabilidade e economia de energia”, afirma o empresário Juan Carlos Ormachea, responsável pela Ecobrisa. Com mais de 30 anos de história, a empresa desenvolve climatizadores evaporativos, solução pioneira na América Latina.

Em mais de três décadas de atuação, a empresa estabeleceu como prática a “sustentabilidade climatizada”. Segundo Ormachea, embora não seja amplamente conhecido, o termo pode ser interpretado como “um conceito alinhado às propostas ESG, relacionado à gestão e ao design de ambientes internos de maneira sustentável, levando-se em conta aspectos climáticos e conforto ambiental”.

Sem a utilização de fluidos refrigerantes químicos, como nos sistemas de ar-condicionado com compressores, os climatizadores dependem principalmente da evaporação da água, reduzindo consideravelmente as emissões de gases prejudiciais. “Além disso, os sistemas evaporativos são duráveis, de fácil instalação e não possuem refrigerantes químicos que necessitem ser gerenciados”, pontua. Os climatizadores também contam com recursos para controle e até mesmo automação, permitindo o monitoramento eficiente do desempenho.

Também relevante, segundo Ormachea, é o consumo de energia. Reconhecidos pela alta eficiência energética, os climatizadores evaporativos reduzem a conta de energia em até 95% quando comparados aos aparelhos de ar-condicionado, pois dependem do princípio natural da evaporação da água para resfriar o ambiente.

Em espaços de eventos para receber grande público, a Ecobrisa considera tanto a instalação permanente de equipamentos quanto a locação dos climatizadores evaporativos por períodos determinados. A tecnologia, ressalta o empresário, permite a circulação de pessoas, mantendo-se as portas abertas, sem que haja interferência ou prejuízos na climatização e renovação do ar.

“A COP30, em todas as suas pautas relevantes, nos convida a refletir sobre o futuro das gerações e o que podemos realizar hoje para desenvolver tecnologias eficientes que não agridam o meio ambiente, preservem a saúde humana e promovam sustentabilidade para os negócios”, finaliza Juan Ormachea.

 



Imagens relacionadas


Foto: Augusto Miranda / Ag. Pará
baixar em alta resolução



Foto: Isabela Castilho / COP30 Brasil Amazônia
baixar em alta resolução



divulgação
baixar em alta resolução



divulgação
baixar em alta resolução



MXP Comunicação

sexta-feira, 18 de julho de 2025

BISCOITO SEQUILHO COLORIDO COM RASPAS DE LIMÃO DELINE CREMOSA

 A sugestão é perfeita para celebrar o Dia Nacional do Biscoito


BISCOITO SEQUILHO COLORIDO COM RASPAS DE LIMÃO

DELINE CREMOSA

Rendimento: 40 unidades

Tempo de preparo: 50 minutos

Nível de dificuldade:

(X) Fácil

( ) Médio

( ) Difícil

Tipo de receita:

(X) Doce

( ) Salgada


Ingredientes

- ¾ xícara (chá) de Deline cremosa (120g)

- 1/3 xícara (chá) de açúcar (60g)

- 2 xícaras (chá) de amido de milho (300g)

- 1 gema (20g)

- Raspas de 1 limão (15g)

- Corante alimentício a gosto


Modo de Preparo

1- Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea.

2- Divida e adicione corantes a gosto.

3- Modele bolinhas, e coloque em assadeira untada. Com um garfo, amasse levemente cada bolinha, deixando o formato das listras do garfo sobre elas.

4- Asse por 15 a 20 minutos em forno pré-aquecido em temperatura média, sem deixar dourar.

 
 


Biscoito sequilho colorido com raspas de limão. Biscoito sequilho colorido.

Liv Up inaugura centro de distribuição em Uberlândia

 

Liv Up inaugura centro de distribuição em Uberlândia e acelera plano de expansão nacional

Nova unidade vai atender também a cidade de Araguari e consolida presença da empresa no Triângulo Mineiro

Liv Up, maior foodtech brasileira de comida saudável, anuncia a inauguração de seu novo centro de distribuição em Uberlândia, Minas Gerais. A unidade atenderá inicialmente as cidades de Uberlândia e Araguari, marcando mais um avanço na estratégia de expansão nacional da empresa, que pretende alcançar um faturamento superior a R$ 250 milhões em 2025. Só este ano, já foram inaugurados três novos CDs: em Ribeirão Preto/SP, Londrina/PR e Vitória/ES.

 

Com a nova unidade no Triângulo Mineiro, a Liv Up amplia sua presença na região Sudeste e fortalece o compromisso de levar alimentação saudável e prática para mais de 500 mil potenciais clientes.

 

“A chegada a Uberlândia representa um passo importante para a Liv Up. A região apresenta grande potencial de consumo e uma demanda crescente por soluções práticas e nutritivas. Estamos confiantes de que seremos bem recebidos pelo público”, afirma Thiago Vasconcellos, gerente de operações da Liv Up.

 

Próximas cidades

 

A nova unidade em Minas Gerais faz parte de um plano robusto de crescimento. A foodtech projeta inaugurar mais seis centros de distribuição ao longo de 2025, ampliando sua cobertura nacional. Entre as próximas cidades a receberem o serviço de delivery nos próximos meses estão Goiânia e Anápolis.

 

Além da atuação em novos municípios, a companhia planeja ampliar o catálogo de produtos no e-commerce, expandir a operação no varejo e conquistar clientes B2B com a marca “Generosa”. Criada para fornecer refeições saudáveis a funcionários de corporações, a linha já é utilizada em redes de alimentação como Burger King, Popeyes e Braz Elettrica, e oficializou a entrada da Liv Up no segmento de food service.

 

“Com esses movimentos, queremos reforçar nosso compromisso em levar opções de alimentação equilibrada a um número cada vez maior de brasileiros. Por meio de investimentos constantes em tecnologia e logística, iremos garantir a eficiência das entregas e a satisfação dos clientes”, conclui Vasconcellos.

 

Sobre a Liv Up

Criada em 2016, a Liv Up é a maior foodtech brasileira de comida saudável. Em parceria com produtores locais, a empresa oferece um portfólio completo de comidas saborosas, naturais e práticas, com refeições elaboradas por nutricionistas e compras facilitadas via site e app. Presente em 80 cidades nas regiões Sul, Sudeste, Centro-oeste e Nordeste, a Liv Up é pioneira no ultracongelamento de alimentos e investe em tecnologia de ponta para garantir a preservação de sabores, texturas e nutrientes em todos os pratos.

coloque sua marca mostre seu produto para 40 mil leitor / ouvinte mes 34 99866 13 98

 

RÁDIO MK2STUDIO

Uberlândia - MG - Brasil

 

 

Ouça ao vivo !!

 


  



 
 

 

 

Câmara Municipal de Uberlândia

 Câmara Municipal de Uberlândia

 

Destaque do Dia


 

Projetos de lei são aprovados, em primeira discussão e votação, durante a oitava reunião ordinária plenária do mês de julho


 

Primeira discussão e votação

 

01.Projeto de Lei Ordinária N°. 466/2025 – de autoria do prefeito municipal, que altera a fonte/destinação de recursos das dotações orçamentárias que especifica a Lei Nº. 14.318, de 18 de dezembro de 2024, que "estima a receita e fixa a despesa para o Exercício de 2025". O projeto deve ser aprovado por votação nominal. Maioria absoluta.

 

A proposição tem por objetivo retificar a fonte/destinação de recursos vinculados à Secretaria Municipal de Educação, considerando o erro formal configurado no Quadro das Dotações por Órgãos do Governo e da Administração Discriminado por Elementos de Despesa.

 

O projeto de lei foi aprovado por 23 votos favoráveis.

 

Três ausências.


 

02.Projeto de Lei Ordinária N°. 472/2025 – de autoria do prefeito municipal, que autoriza a abertura de crédito especial no orçamento da Secretaria Municipal de Infraestrutura no valor de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) e dá outras providências. O projeto deve ser aprovado por votação nominal. Maioria absoluta.

 

De acordo com o projeto de lei, esses recursos serão destinados à construção do estacionamento com pavimentação asfáltica e das calçadas com rampas que atendam as normas de acessibilidade do Parque do Sabiá.

 

“Visando atender de forma ampla a população de Uberlândia, especialmente aquela residente nos diversos bairros situados no entorno do Parque do Sabiá, será executado o novo estacionamento, devidamente pavimentado com asfalto, acompanhado de calçada e estrutura que atenda as normas de acessibilidade, garantindo melhores condições de uso e conforto aos frequentadores do local”, justifica o autor da proposta.

 

Ele lembra que a implantação de sentido único nas vias internas proporcionará maior segurança viária e otimização do fluxo de circulação, eliminando os congestionamentos recorrentes nos horários de maior demanda.

   

O projeto de lei foi aprovado por 23 votos favoráveis.

 

Três votos favoráveis.


 

03.Projeto de Lei Ordinária N°. 467/2025 – de autoria do prefeito municipal, que altera a Lei Nº. 13.059, de 29 de março de 2019, que “institui o Centro Municipal de Cultura e dá outras providências”. O projeto, que apresenta emenda, deve ser aprovado por votação simbólica. Maioria simples.

 

O projeto de Lei dispõe sobre a autorização de uso das áreas localizadas na parte externa, piso inferior, do Centro Municipal de Cultura, local onde está localizada a Secretaria Municipal de Cultura e Turismо.

 

O objetivo da proposta é atender as demandas de terceiros para realização de eventos culturais nesse espaço, cuja utilização estará sujeita à remuneração pelo uso, sendo os valores e a delimitação para a sua utilização definidos por decreto.

 

“... é importante lembrar que em alguns casos a secretaria poderá conceder a isenção do preço público como forma de apoiar eventos essencialmente culturais, cuja finalidade é promover a defesa e a valorização das manifestações culturais, incentivando a produção e a difusão desses bens, sobrelevando a democratização do acesso à produção cultural”, ressalta.

 

O autor do projeto garante que os valores eventualmente percebidos em razão da cobrança pelo uso do espaço externo serão utilizados para a realização de atividades e projetos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, bem como para o custeio das despesas operacionais, tais como água, energia elétrica, equipamentos, entre outras inerentes.

 

O projeto de lei foi retirado por pedido de vista.

 

Vereador Dr. Igino (PT).


 

04.Projeto de Lei Ordinária N°. 471/2025 – de autoria do prefeito municipal, que dispõe sobre o Sistema de Estacionamento Rotativo Eletrônico Pago – Zona Azul UDI - nas vias e logradouros públicos do Município de Uberlândia, revoga a Lei Nº. 11.348, de 22 de abril de 2013, e dá outras providências. O projeto, que apresenta emendas, deve ser aprovado por votação simbólica. Maioria simples.

 

A proposição tem por finalidade modernizar o sistema de estacionamento rotativo pago do município, adequando-o às tecnologias disponíveis atualmente, em especial por meio da implantação da Zona Azul UDI, operada digitalmente por aplicativo.

 

“Buscamos, com isso, maior eficiência, transparência, comodidade ao usuário, bem como o controle efetivo sobre a arrecadação e a fiscalização do uso das vagas. O novo modelo prevê a utilização de um sistema totalmente informatizado com possibilidade de arrecadação e auditoria em tempo real, além da delimitação clara das isenções e gratuidades, critérios de tarifação e regras para a concessão dos serviços”, explica o autor do projeto.

 

Ele conta que os valores arrecadados deverão retornar ao Fundo Municipal de Trânsito e Transportes (FMTT) a fim de promover investimentos contínuos na melhoria da mobilidade urbana, lembrando que embora contenha autorização para futura concessão do serviço à iniciativa privada, ele registra que, nesse primeiro momento, a implantação será realizada diretamente pelo município por meio de gestão própria do sistema, o que permitirá maior controle inicial da operação e dos resultados a serem obtidos com a nova modelagem.

 

“Essa é uma opção estratégica que visa assegurar a efetividade da implementação e a aferição prática da viabilidade do modelo proposto. Também inserimos a previsão legal expressa para a realização da fiscalização remota por videomonitoramento com a devida exigência de sinalização nas vias. Acreditamos que esse é um importante instrumento de controle e eficiência na gestão do trânsito, em tempo real, que permite ao fiscal autuar os motoristas que descumpram as normas de conduta e circulação, aumentando a efetividade da fiscalização, mesmo à distância”, reitera.

 

O autor do projeto de lei acrescenta que a implantação do novo sistema também representa um importante instrumento de ordenamento do uso do espaço urbano, especialmente em áreas de maior adensamento de comércio e serviços, garantindo maior rotatividade e disponibilidade de vagas, o que deve beneficiar tanto os cidadãos quanto a atividade econômica.

 

O projeto de lei foi aprovado, emendado, por votação simbólica.

 

Maioria simples.


 

Em tempo: a próxima reunião plenária ordinária do ano, somente presencial, a nona (penúltima) reunião plenária ordinária do sexto período da primeira sessão ordinária, deverá ser realizada amanhã, sexta-feira, dia 11 de julho, em horário regimental, com início provável às 9 horas, no Plenário Homero Santos da Câmara Municipal de Uberlândia.


 

Atenciosamente,

Frederico Queiroz

Jornalista

(34) 3239-1130 / 3239-1131

(34) 98811-6510



Decisão da 6ª Copa Futel de Futebol de Campo Master será amanhã (19)

  Decisão da 6ª Copa Futel de Futebol de Campo Master será amanhã (19)

Jogo entre Patrimônio Esporte Clube e Jardim Europa Futebol Clube será disputado no Estádio Airton Borges, às 15h, com entrada gratuita

 




Futel/Divulgação

 

 

A decisão da 6ª Copa Futel de Futebol de Campo Master, promovida pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), será disputada neste sábado (19). O jogo entre Patrimônio Esporte Clube e Jardim Europa Futebol Clube será realizado no Estádio Airton Borges, às 15h, com entrada gratuita.


A competição começou em maio deste ano, com a participação de 21 equipes, totalizando mais de 700 jogadores, e é voltada a atletas com idade mínima de 50 anos. Após a decisão, haverá a premiação para as equipes campeã e vice, além do artilheiro e da defesa menos vazada.


Já foram disputados 77 jogos da competição e marcados 280 gols. O artilheiro é Adilson Lima, da Sociedade Esportiva Minas Gerais, que balançou as redes 15 vezes. “A competição teve jogos bem equilibrados desde o início e, certamente, contará com uma final emocionante, com presença de grande público”, afirmou o diretor de esportes da Futel, Emerson Brasileiro.

 

Decisão da 6ª Copa Futel de Futebol de Campo Master


Estádio Airton Borges – Entrada gratuita

sábado (19), às 15h – Patrimônio Esporte Clube x Jardim Europa Futebol Clube

 

18/07/2025

Bruno Inácio

futelcomunicacao@uberlandia.mg.gov.br

(34) 3235-6165

quinta-feira, 17 de julho de 2025

 

Governador participa da Exposição

 




Governador participa da Exposição e Feira Industrial e Comercial de Andradas no Sul de Minas 

Plantações de tomate, roseiral, vinícolas e fábrica de botas também foram visitadas em Ibitiúra de Minas e Santa Rita de Caldas 

 


O governador Romeu Zema participou, na sexta-feira (11/7), da Exposição e Feira Industrial e Comercial de Andradas (Expofica), no Sul de Minas. Criada com o propósito de destacar o potencial da cidade, está é a 31ª edição da feira, que reúne tradição, diversidade e empreendedorismo.

"Sou um adepto desse tipo de evento, onde o produtor e o comerciante têm condições de expor seus produtos e mostrá-los para todos da região. É assim que muitos negócios acontecem. Por isso, estar aqui é estar ao lado de quem gera emprego, de quem investe, de quem acredita em Andradas e em Minas", destacou o governador.

Neste ano, a Expofica acontece até o dia 20/7. Ao longo dos dias, mais de 60 estandes apresentam produtos e serviços de mais de 15 segmentos, incluindo flores, café, vinhos, louças, móveis, moda, turismo e artesanato. A expectativa é que mais de 20 mil pessoas visitem a feira, fortalecendo a economia local, incentivando novas parcerias e oferecendo uma experiência única para expositores e público. 

 
Potências que geram renda e emprego no Sul do estado 
 
Ainda em Andradas, o governador visitou as instalações da empresa Fonte Verde, que produz cerca de 50 mil quilos de tomates semanalmente que são vendidos em estados como Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. 
 
Dando continuidade às visitas na cidade, o governador conheceu a Fazenda Dallas, que produz rosas, e a Vinícola Stella Valentino. As empresas são grandes impulsionadores da economia no município de Andradas pela geração de emprego e renda aos moradores da região. 
 
Seguindo os compromissos no Sul de Minas, Romeu Zema se reuniu com moradores e o prefeito Rony Leonardo, na praça São Benedito, na cidade de Ibitiúra de Minas. Além disso, ele visitou a fábrica e conheceu toda a linha de produção das botas de couro da empresa Reizinho Botas. A empresa gera empregos e ajuda a profissionalizar pessoas para fazer calçados que são vendidos em todo o país e também fora do Brasil. 
 
O último compromisso na região foi no município de Santa Rita de Caldas, onde o governador foi recebido por moradores e autoridades da cidade. O encontro foi marcado pela boa receptividade da população que, pela segunda vez em sua história, recebeu um governador na cidade.