Translate

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

SÉRIE CARNAVAL Blocos Aché, Aparu e Oli Odara abrem o desfile


SÉRIE CARNAVAL
Blocos Aché, Aparu e Oli Odara abrem o desfile



O abre alas na avenida do samba promete muita animação e irreverência dos blocos carnavalescos que fazem das primeiras horas do desfile do próximo dia 10 um mundo de diversão, contagiando todo o público. Esta é a última reportagem da série sobre escolas e blocos carnavalescos de Uberlândia produzida pelo núcleo de imprensa da Secretaria de Comunicação e disponibilizada no Portal da Prefeitura.

 O bloco Aché é o mais antigo, foi fundado em 1988 e conta em sua trajetória  com 19 títulos do carnaval uberlandense. O bloco vem de um bicampeonato e, este ano, vai entrar na avenida com 200 componentes divididos em dez alas. O tema é inspirado nas obras literárias de Jorge Amado.  O formato do desfile será através de atos teatrais, sendo que cada ato abordará um livro do escritor.  Segundo Diego Gil, carnavalesco do Aché, a expectativa é chegar ao tricampeonato devido à riqueza do tema escolhido. “Jorge Amado é muito popular e suas obras já foram contadas até na dramaturgia”, afirma o carnavalesco.

O bloco Aparu estreou na avenida em 2008 e faturou três títulos consecutivos. O tema escolhido para este ano foi “As Quatro Estações”.  O bloco desfila com 100 componentes distribuídos em quatro alas, sendo que cada ala representa uma estação - primavera, verão, outono e inverno. Para Maria Divina, presidente do bloco, o tema é gostoso de trabalhar, pois aborda a diversidade da natureza assim como suas cores, flores, neve, sol. “Vamos dar um brilho especial, colorindo a avenida do samba”, do afirma. 

Terceiro bloco

O carnaval uberlandense terá novidades este ano. Um terceiro bloco abrirá o desfile, mas fora da concorrência. O bloco Ori Odara, oriundo da Universidade Federal de Uberlândia, promete levantar o público, animando a festa.  O bloco sairá com 150 foliões com o tema “Viagem da cabeça - Formato mente e afrodescendência”. O desfile será dividido em quatro alas nas cores vermelho, laranja e preto.  O presidente do bloco, Fabio Vladimir, diz que o Ori Odara vai mostrar para a comunidade a importância de refletir a beleza, a diversidade, significados, signos e mitos culturais de origem afrodescendente.

Daniela Queiroz
01/02/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário