Translate

terça-feira, 5 de março de 2013

ESPECIAL MULHERES


ESPECIAL MULHERES

Mulheres são maioria nos cursos de capacitação

A busca pela autonomia financeira e a melhoria na qualidade de vida têm levado cada vez mais mulheres a procurarem os cursos de capacitação oferecidos na rede pública municipal. Uma das constatações é que as mulheres têm ocupado cada vez mais espaço em áreas que, até pouco tempo atrás, eram predominantemente masculinas. Hoje, a procura nos cursos de gestão e comércio e de automotiva, por exemplo, entre o público feminino supera 15% das vagas.
São mais de mil vagas disponibilizadas em mais de 20 cursos de capacitação oferecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho. No geral, cerca de 60% das matrículas vem do público feminino. Os cursos são ministrados nos centros de bairro do Lagoinha, Planalto, Luizote de Freitas e Alvorada, além dos quatros ônibus conhecidos como “Meu Oficio”, que circulam por regiões periféricas da cidade.
Entre as áreas oferecidas estão mecânica, eletricidade veicular, funilaria, beleza, bordado em pedraria, moda, costura, cabeleireiro, pedicure, manicure, gestão e comercio, informática básica, vendedor, promotor de vendas, cuidador de idosos e operador de caixa.
Para o secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Murilo Ferreira, hoje as mulheres são as principais provedoras de renda em muitos domicílios e, portanto, elas buscam melhores oportunidades e a capacitação é o caminho mais rápido. “As mulheres estão buscando sair da informalidade e ajudar no sustento da casa. Elas conseguem levar para o mercado de trabalho todo cuidado, capricho e zelo, e isso é um diferencial. Nós vemos a mulher como líder e peça importante na estrutura familiar”, afirma.
No próximo domingo (10), dentro da programação da “Semana da Mulher”, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho estará no Parque do Sabiá dando orientações e fazendo inscrições em cursos profissionalizantes. 

Locais dos Centros profissionalizantes 

- Centro Profissionalizante Lagoinha
Rua São Francisco de Assis, 1070- telefone- 3236-6968
- Centro Profissionalizante Planalto
Rua do Jardineiro, 360 – telefone- 3257-3795
- Centro Profissionalizante Luizote
Rua Rufino Borges em frente ao n° 198 telefone- 3228-7520
- Centro Profissionalizante Alvorada
Rua Edésio Fernandes Morais, 71 – telefone 3212-3992

Daniela Queiroz
04/03/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário