UFU cria comitê para estudar a implantação de VLT em Uberlândia
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) publicou no fim de abril Portaria que oficializa a criação do Comitê Interdisciplinar para estudo da viabilidade de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ou metrô de superfície, em Uberlândia.
O comitê é formado por professores, que já foram nomeados, e por alunos de graduação e pós graduação das áreas de Geografia, Biologia, Economia, Administração, Arquitetura e Urbanismo e engenharias Civil e Elétrica. A coordenação dos trabalhos ficará sob a responsabilidade do Instituto de Geografia. O estudo deverá incluir informações sobre a demanda, mobilidade e planejamento urbano, viabilidade funcional, ambiental e econômico-financeira.
De acordo com Marlene Colesanti, coordenadora geral, os professores já percorreram alguns dos maiores centros onde existe, com sucesso, o transporte coletivo sobre trilhos (VLT). Agora, o próximo passo é a escolha dos alunos bolsistas que farão parte das equipes de cada área. “Esse é o nosso papel, pesquisa e extensão, aplicar para a sociedade o nosso conhecimento para melhorar a qualidade de vida. Sou usuária do transporte público de massa e sei das necessidades da população. Uberlândia merece um novo sistema”, disse a coordenadora geral. Os trabalhos técnicos devem começar após o retorno das aulas e os estudos darão sustentação às decisões sobre o novo modelo de transporte em massa a ser implantado.
Os recursos para estudos foram viabilizados por emenda parlamentar do deputado federal Weliton Prado. “Nós sempre acreditamos no potencial de crescimento de Uberlândia. E planejar o transporte de massa pode garantir que um novo sistema possa ser planejado e ainda tenha o traçado, com possibilidade de extensão, incluído na Lei Orgânica do Município”, disse o deputado, se referindo principalmente aos custos gerados com desapropriações que podem chegar até 70% do valor total das obras de implantação e ampliação da modalidade de transporte em massa por trilhos. “O VLT em Uberlândia é um antigo sonho que começa a ser preparado, sendo a nossa cidade referência regional, estamos preparando Uberlândia para o futuro e estamos dando o primeiro passo”, conclui o deputado.
Hoje, o transporte em massa em Uberlândia é feito por 410 ônibus em 114 linhas regulares. São transportados por mês cerca de 4,5 milhões de passageiros.
Cristiane De Paula