Translate

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Saúde tem programação especial para comemorar a Semana do Idoso


Saúde tem programação especial para comemorar a Semana do Idoso

Entre os dias 1º e 7 de outubro, o Programa de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa, da Secretaria Municipal de Saúde, promove a Semana do Idoso. Com o tema “Envelhecer com saúde é um direito de todos”, o evento conta com palestras, apresentação de atividades culturais, orientação nutricional e ações de estimulo à atividade física e lazer.
Uberlândia tem mais de 63 mil pessoas com idade acima de 60 anos, o que equivale a 10% da população do município. “Quando se fala em faixa etária devemos pensar em idade funcional, porque quanto mais ativa e saudável for uma pessoa, melhor será a sua qualidade de vida”, disse Almir Fontes, secretario municipal de Saúde. A preservação da autonomia das pessoas idosas é um dos objetivos da rede municipal de saúde.

Hábitos Saudáveis

Segundo o Ministério da Saúde (MS), embora a expectativa de vida esteja em ascensão e índices como a mortalidade infantil estejam em queda, os brasileiros têm levado um estilo de vida pouco saudável, o que influi no surgimento de inúmeras doenças. “Enquanto a alimentação equilibrada previne casos de hipertensão e diabetes, a prática regular de atividades físicas reduz perdas de massa muscular e óssea”, explica Lorene Rodrigues, coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa. A ingestão de líquidos e alimentação balanceada com frutas e verduras são importantes para o bom funcionamento do organismo e o controle da obesidade.
Evitar o sedentarismo e o isolamento social interferem também na qualidade de vida e longevidade das pessoas. “O envelhecimento é um processo natural e quanto mais saudável a pessoa se manter, melhor ela vai viver”, diz Lorene Rodrigues.

Fernando Lopes
Secretaria de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário