Translate

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

EcoPontos


Município ganha mais um EcoPonto para auxiliar na limpeza


            Com capacidade para receber cerca de uma tonelada de entulho e resíduos sólidos por dia, os 10 EcoPontos instalados pela cidade são fortes aliados no combate a sujeira. Agora o reforço aumentou. A Secretaria de Serviços Urbanos entregou o 11º equipamento no bairro Segismundo Pereira.
            O EcoPonto tem, aproximadamente, 350 metros quadrados de área, com quatro baias, quatro caçambas e uma área destinada à manobra de veículos para o descarte do material. O sistema de recebimento de entulho e resíduos sólidos é o mesmo e o local funciona todos os dias da semana no horário das 7h às 19h. O novo EcoPonto vai atender a região do bairro Segismundo Pereira e adjacências onde tinham 48 pontos críticos de descarte de lixo e entulho. A proposta da secretaria é chegar a soma de 20 EcoPontos no município.
            Os EcoPontos são importantes para a manutenção e limpeza da cidade, já que neles podem se concentrar resíduos sólidos, descartáveis e outros objetos que deixam de ser jogados em locais irregulares. Através desses equipamentes a Prefeitura promove ainda a geração de emprego. Um exemplo são os descartes de materiais recicláveis que a associação consegue transformar em renda. No novo EcoPonto houve a parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que cedeu restos de massa asfáltica da BR-050 para pavimentar a área do pátio.
            Luiz Alberto de Souza é apontador e trabalha há dois anos nessas centrais de recebimento. Ele e mais um funcionário fazem todas as anotações dos materiais que chegam numa planilha. Cada caçamba recebe em torno de 250 quilos e os veículos são orientados a descarregar separadamente: madeira, plástico, metal, papelão, poda de árvores. O restante, como sofá, fogão, guarda roupa velho, fica em outra parte do pátio. “Já nas baias a gente faz o restante da separação. Quando tem lixo orgânico é minha função não deixar descarregar e eu aproveito e oriento como deve proceder para não acumular lixo e nem jogar em locais público”, explica Luiz Alberto.
            De acordo com o apontador, o trabalho é interessante, mas o que mais deixa a desejar é a falta de conscientização das pessoas. Luiz disse que, às vezes, chegam carroceiros, pessoas em veículos de quadtro rodas ou até mesmo a pé querendo jogar restos de comida, animais mortos, lixo e chegam a ficar exaltados quando são informados de que não funciona assim. “Tem gente que não entende, aí fala que vai jogar nos terrenos e que não vai ficar procurando lugar porque lixo é lixo. Eu fico triste porque quando vem as chuvas, a gente lembra de tudo isso”, ressalta.
            Nesta quinta-feira, o prefeito Gilmar Machado, o secretário de Serviços Urbanos, Eduardo Afonso, acompanhados de vários servidores, visitaram o novo EcoPonto. O prefeito destacou a importância dos equipamentos para a limpeza da cidade e o auxílio à separação do lixo e consequente reciclagem. Após a separação dos produtos, os caminhões da Prefeitura fazem o recolhimento e a destinação é o aterro sanitário e as cooperativas de reciclados. As pessoas podem levar até uma tonelada de resíduos solídos por vez.
            O 11º EcoPonto fica na avenida Dr. Laerte Vieira Gonçalves esquina com a rua Mário Godoy, no bairro Segismundo Pereira. Para mais informações (34) 3239-2800.


EcoPontos

Permitido
-          Resíduos de construção (até 1 T)
-          Bagulhos e podas de árvores
-          Lixo descartável
-          Óleo de cozinha
-          Pilhas e baterias

Nenhum comentário:

Postar um comentário