Natal Luz colocará Uberlândia no cenário nacional de festividades
Um Natal como Uberlândia nunca viu e que vai envolver toda a comunidade em ações sustentáveis, culturais e sociais. A partir de dezembro, a cidade vai se transformar com o Natal Luz de Uberlândia, projeto que vai levar para as cinco regiões da cidade muita música, dança, teatro, iluminação e o verdadeiro espírito natalino com o envolvimento de mais de dois mil artistas. Mais de meio milhão de micro lâmpadas de LED e outras luzes serão instaladas em diversos pontos da cidade, iluminando avenidas, praças e prédios públicos que também vão receber uma decoração diferenciada.
A iluminação em todos os pontos será acionada no dia 6 de dezembro, quando o Papai Noel chega à praça Sérgio Pacheco e a programação será oficialmente aberta. Mas o espírito natalino já começou a ser vivido nesta terça-feira (20) durante a apresentação do projeto feita pela secretária de Governo, Rosângela Paniago, no Centro Administrativo Municipal. O evento contou também com apresentações musicais dos cantores Flávio Arciole e Daniele e da pinista Maria Célia Vieira, do Grupo Amacordes, além do violinista Nicolau Sulzbeck.
“É algo encantador que estamos trazendo para Uberlândia. Não é apenas uma programação da Prefeitura, mas da cidade e por isso convidamos todos a participar das comemorações. Queremos resgatar o espírito natalino, a questão do nascimento de Jesus e o espírito de paz, harmonia e alegria”, disse Rosângela Paniago. A secretária destacou que em outras épocas existiu trabalho semelhante na cidade, principalmente nos anos 1980/1990, e que uma das intenções é que neste sentido o município volte a ser referência nacional como já foi um dia.
O projeto é uma realização da Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Governo, e conta com vários parceiros, como a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia (Proex/UFU), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sesi, Uberlândia Refrescos, Convention & Visitors Bureau, dentre outros segmentos da sociedade. A iniciativa dará sustentação para que Uberlândia se torne referência em decoração natalina e eventos culturais, além de gerar empregos temporários, contribuir para o desenvolvimento da economia local e do trade turístico, uma vez que a cidade costuma receber um grande número de visitantes nesta época. A abertura oficial será no dia 6 de dezembro, com o show do cantor Agnaldo Rayol, na praça Sérgio Pacheco, onde terá início também as atividades da Casa do Papai Noel, reformada e com nova decoração.
O Natal Luz abrange várias regiões da cidade. A praça Tubal Vilela vai receber uma árvore com 20 metros de altura e feita com aproximadamente 150 mil micro lâmpadas. Ainda no Centro, as avenidas Afonso Pena e Floriano Peixoto vão ganhar uma cortina iluminada com mais de 20 mil lâmpadas LED, no trecho que vai do Fórum até a praça Clarimundo Carneiro. Espaços como o Museu Municipal, Oficina Cultura, Igreja do Rosário, Centro de Fiação e Tecelagem, Mercado Municipal, Coreto da praça Clarimundo Carneiro, Casa da Cultura e Teatro Municipal terão criações exclusivas. O Parque do Sabiá terá um projeto especial que contempla um túnel de luzes na ponte e um cenário lúdico no parquinho infantil Mundo da Criança.
“Entendemos que é fundamental resgatar o clima familiar e natalino, além da união familiar. O nascimento de Cristo precisa ser festejado e é isso que faremos”, afirmou o prefeito Gilmar Machado.
O Natal é também uma das datas mais esperadas pelos comerciantes. “Chegamos em uma época especial do ano. O projeto Natal Luz envolve a comunidade e será um incentivo para melhorar a auto-estima, movimentar o comércio, gerar novos empregos e aquecer a economia”, disse o presidente da CDL, Celso Vilela.
Sustentabilidade
O conceito de sustentabilidade também está bem evidente no projeto Natal Luz de Uberlândia. A Secretaria de Meio Ambiente será responsável pela montagem de duas árvores de Natal feitas com garrafas PET. Uma delas, com cinco metros de altura, será colocada na praça Coronel Carneiro, onde também erá montado um presépio; a outra, com quatro metros, ficará no Centro Administrativo. Serão utilizadas cinco mil garrafas PET coletadas em parceria com associações e cooperativas de catadores de recicláveis da cidade. No lugar de hastes metálicas será utilizado bambu para a produção da estrutura das árvores. As árvores serão iluminadas e vão ganhar enfeites com materiais recicláveis confeccionados em oficinas por alunos de escolas municipais, estaduais e Organizações Não Governamentais (ONGs). A decoração sustentável inclui ainda velas de garrafas PET, guirlandas e bonecos de neve de copo plástico.
Apresentações
Mais de dois mil artistas vão ecoar vozes e sons por todos os cantos de Uberlândia e ainda levar a dança em mais de 100 apresentações culturais que vão acontecer em cerca de 20 espaços, como as praças Cícero Macedo, Tubal Vilela e Sérgio Pacheco, o Teatro Municipal e Casa da Cultura. Todas as atrações são gratuitas. Os sons do Natal também vão chegar até os bairros com apresentações em praças e poliesportivos. A primeira grande apresentação será no dia 3, com 800 vozes no Sabiazinho. Um dos destaques é o projeto Música na Árvore, que será aberto pela Orquestra do Sesiminas, na praça Tubal Vilela. Outra grande atração será o espetáculo “Simplesmente Clarice Lispector”, vencedor de seis prêmios do teatro nacional e apresentado pela atriz Beth Goulart nos dias 7 e 8 de dezembro, no Teatro Municipal.
Cartas para Papai Noel
Como forma de estimular a redação e a criatividade e ainda levar alegria às crianças nesta época do ano, a Secretaria de Educação em parceria com os Correios vai realizar o projeto Papai Noel Carteiro. Ao todo, dois mil alunos de quatro escolas nos bairros Morumbi, Maravilha, Jardim Célia e Shopping Park vão escrever cartas para o Papai Noel. O próprio “Velhinho” irá visitar cada escola fazendo o recolhimento. A intenção é buscar parcerias na iniciativa privada para atender aos pedidos. Outra iniciativa que terá a participação de escolas é o Concurso de Cartão Postal. Todas as escolas da rede municipal que têm de 1º ao 5º ano poderão participar. Além de premiações para os três primeiros colocados, os desenhos vencedores serão transformados em cartões postais de Natal.
Secretaria de Governo
Nenhum comentário:
Postar um comentário