Limpeza de bocas de lobo ajuda a evitar inundações
Com a chegada do período de chuvas, cresce também a preocupação com as inundações e enxurradas, que são agravadas, principalmente, devido ao entupimento das bocas de lobo. Tendo em vista esse problema, a Prefeitura de Uberlândia realiza o serviço de desobstrução de canais para evitar que as ruas e avenidas alaguem.
As bocas de lobo são essenciais já que coletam a água das chuvas, que é direcionada para as galerias e rios evitando o alagamento das vias públicas. A limpeza das bocas de lobo é um serviço contínuo e constante. Assim que se encerrou o último período de chuvas, a Secretaria de Serviços Urbanos começou o trabalho de manutenção e limpeza.
Outra medida implementada este ano e que contribuiu para que o lixo não fosse levado pela enxurrada foi a implantação de 508 contâineres de lixo. Boa parte dos contâineres estão numa das partes da cidade que mais geram problemas para a avenida Rondon Pacheco, que é o bairro Santa Mônica. “Nas duas últimas chuvas fortes deste ano, pudemos verificar que as bocas de lobo não foram entupidas pelos sacos de lixos, que estavam nos locais ideais que são os contâineres”, disse o secretário de Serviços Urbanos, Eduardo Afonso.
A população pode e deve ajudar a minimizar os problemas provocados pelas chuvas. Para isso, basta não jogar lixo nas ruas e só colocar os resíduos em lixeiras e nos dias da coleta, tendo em vista que diante da intensidade da chuva o lixo pode ser carregado até os bueiros. O lixo descartado de forma irregular pode provocar entupimento de bueiros e tubulações, causando alagamentos e enchentes. Outra forma de ajudar é, ao podar a grama, não deixar restos na calçada; o mesmo serve para os resíduos de construção civil. “Se a gente deixar desobstruídas as bocas de lobo, com certeza diminui uma porcentagem muito alto dos problemas e prejuízos que os moradores têm quando a chuva é mais forte”, afirmou o secretário.
Para a realização do serviço em toda a cidade, a empresa responsável pela limpeza contratou mais uma equipe, dobrando o número de pessoas. Para solicitar a limpeza de um bueiro específico, a população pode ligar no Serviço de Informação Municipal (SIM), no telefone 3239-2800, ou no canal online de atendimento à população: o Fale com o Governo.
Vítor Ferolla
Serviços Urbanos
Nenhum comentário:
Postar um comentário