Translate

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Prefeito Gilmar Machado recebe imprensa para diálogo aberto

Prefeito Gilmar Machado recebe imprensa para diálogo aberto

Profissionais da imprensa de Uberlândia foram recebidos, na manhã desta segunda-feira (23), pelo prefeito Gilmar Machado, na sala de reuniões de seu gabinete, para um bate-papo mais próximo sobre temas variados de interesse público. O prefeito falou sobre o primeiro ano de mandato, os desafios de uma nova gestão e os parâmetros para 2014. Também respondeu às perguntas dos jornalistas sobre vários assuntos, entre eles política, saúde, trânsito, drenagem, rede de abastecimento de água, desenvolvimento econômico e assistência social.
Um dos pontos iniciais foi a definição de prioridades que o governo precisou assumir em vista do orçamento do atual exercício. Perguntado se 2014 seria mais tranquilo do que o primeiro ano, o chefe do executivo municipal demonstrou tranquilidade para seguir com os projetos, mas entende que será um ano muito complexo também. Eventos como Copa do Mundo, municipalização da iluminação pública e plano de mobilidade urbana vão movimentar os meses a seguir, assim como os reflexos da desaceleração da economia em nível mundial. Contudo, Gilmar Machado está convicto dos compromissos para os próximos três anos. “O objetivo é cumprir o programa de governo apresentado à população. É isso que cobro diariamente do secretariado e é o que temos feito todos os dias para ser cumprido até o final do nosso mandato conforme compromisso acertado com a população”, afirmou.
Alguns desses compromissos tiveram início ainda neste ano, como o início da construção de duas das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA); aumento das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF); início do processo de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a ser concluído na metade de 2014; apoio ao DNIT na duplicação do viaduto Tereza Jabbur Braga, próximo ao Ceasa; ampliação do serviço de assistência social, como a Rede Crescer para atendimento a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social; construção da passagem inferior da Avenida Afonso Pena (sob a BR-365); liberação de R$ 300 milhões para ampliar a capacidade de abastecimento do DMAE e atender a uma população de 3 milhões de habitantes; assinatura para construção de 2.200 unidades habitacionais das 10 mil pactuadas com a população no Plano de Governo.
Para os próximos meses, a avenida Segismundo Pereira, assim como outras vias da cidade, também deve passar por transformações estruturais quando será iniciado a implantação do corredor de ônibus que liga a zona leste de Uberlândia. A prefeitura ainda está atenta à necessidade de obras que não estavam previstas no plano. Uma delas é a substituição da tubulação da rede de drenagem da avenida Getúlio Vargas e de outras vias da região central, redes estas, que possuem mais de 30 anos e hoje não comportam a demanda exigida pela cidade. A troca se faz necessária para evitar danos no asfalto em virtude de infiltração e alagamentos, mais comuns no período chuvoso.
Para que a comunicação das ações municipais cheguem à população, o papel da imprensa é fundamental, segundo o prefeito. Ainda de acordo com ele, especialmente na dinâmica diferente da atual gestão, que busca o desenvolvimento sustentável e compartilhado com a região para um crescimento maior e equilibrado entre as cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, o trabalho da imprensa é importante para que a população entenda a execução dessas políticas públicas.
A iniciativa do café da manhã entre o prefeito e a imprensa deverá ser semestral e é vista pelo secretário municipal de Comunicação Social, Gustavo Moreira, como uma maneira transparente e de respeito ao trabalho dos veículos de comunicação local. “A relação entre fonte e jornalista deve ser saudável. A democracia brasileira é jovem e o poder deve entender o papel da imprensa e que o material dela não será fechado com os interesses do poder. A administração pública disputa a atenção para divulgar e dar visibilidade aos projetos de interesse público”, observou o secretário que deixou pré-agendado uma visita com a imprensa pelas principais obras da cidade em meados de abril ou maio do próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário