Saúde realiza primeiro levantamento do ano para identificar focos do Aedes aegypti
Os agentes de endemia do Centro de Controle de Zoonoses (CCz) estão percorrendo os bairros de Uberlândia para colher amostras de larvas do mosquito transmissor da dengue. Trata-se do primeiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) realizado neste ano. Estima-se que 11.622 imóveis sejam visitados até sexta-feira (17).
O LIRAa é um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue e determinar as medidas de prevenção. Os municípios classificados em situação de risco para surto de dengue apresentam focos do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado estado de alerta quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm focos. Já o índice satisfatório é verificado quando está abaixo ou igual a 1% de imóveis com focos do Aedes aegypti.
Para combater a dengue de forma eficaz é importante a participação da população eliminando os criadouros do mosquito dentro das residências. O último LIRAa realizado em 2013 revela que 88,7% dos focos do Aedes aegypti estavam dentro dos domicílios. “Nossas equipes estão direcionadas para atuarem onde estão os focos. Mas é fundamental a participação das pessoas já que um prato de planta ou um objeto descartado irregularmente no quintal pode se tornar um reservatório de agua e abrigar focos do mosquito”, disse Rosuíta Fratari, coordenadora do Programa Vigilância em Saúde.
Fernando Lopes
Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário