Translate

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Zaire Rezende e São José recebem mutirão de enfrentamento à dengue

Zaire Rezende e São José recebem mutirão de enfrentamento à dengue
Ação já ocorreu nos bairros Canaã, Dom Almir e Fundinho desde o ano passado

O último resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa) mostrou que 94% dos focos do mosquito estão dentro das residências. Para combater esses focos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, na manhã desta terça-feira (28), uma mobilização nos bairros Zaire Rezende e São José, na região Leste, uma das áreas apontadas com alto índice de infestação.
A proposta é conscientizar a população sobre a necessidade de evitar o acúmulo de materiais que concentram água parada nas residências. “Esse é um trabalho que deve ser feito coletivamente. Às vezes, o problema está mais perto do que imaginamos. Se tivermos cuidado com nossa casa, resolveremos os problemas. E a Prefeitura continuará fazendo a parte dela”, disse o prefeito Gilmar Machado.
Várias secretarias municipais estão envolvidas no enfrentamento à dengue. A de Saúde atua com os agentes de controle que vão às residências passar orientações e verificar o espaço para eliminar os focos. Também conta com agentes de educação em saúde que atuam nas escolas para levar conhecimento e fortalcer a prevenção com crianças e adolescentes. As secretarias de Serviços Urbanos e Obras atuam na limpeza de terrenos, bocas-de-lobo, canaletas e recolhimentos de entulhos.
O liraa mais recente apontou um índice de 3,3%, número inferior ao do mesmo período do ano passado. A cidade ainda tem registros de 23 casos notificados para cada 100 mil habitantes. No entanto, os cuidados devem ser mantidos tendo em vista que o período de chuvas ainda está no meio do ciclo. “Precisamos do envolvimento da comunidade para uma prevenção maior nesse período. Até o momento não tivemos casos de maior gravidade”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Almir Fontes.
A meta dos agentes é vistoriar 900 casas no bairro Zaire Rezende durante esta terça-feira. Outras equipes foram deslocadas para o bairro São José, região que também teve alto índice de infestação. Lá, outras 160 habitações passarão pelo crivo do Centro de Controle de Zoonoses. A recomendação da SMS é que a população facilite o trabalho dos agentes autorizando a entrada deles nas residências. O pintor Itamar Carvalho foi um dos moradores que fez questão de abrir a porta. “É necessário pra gente evitar os mosquitos. Nunca tive dengue, mas conheço pessoas que tiveram e sei da complicação que ela causa. Temos de ajudar nessa ação também.”
            Para sensibilizar ainda mais a população, o poder público vem fazendo um trabalho mais próximo com o Conselho Municipal de Saúde. Mensalmente ocorrem reuniões com os membros que trazem as demandas dos conselhos locais e distritais. Esse contato tem possibilitado inclusive a divulgação de educação em saúde para os moradores dos bairros. “Trabalhamos na perspectiva de trazer os agentes de controle da dengue nas reuniões para mostrar as maneiras de prevenção da doença e o papel do cidadão nesse combate. Queremos que a partir disso as pessoas multipliquem a informação”, comentou Cleber Suzigan, membro do conselho.

Fillipe Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário