Agentes patrimoniais concluem curso de capacitação
Uma turma de 20 agentes patrimoniais, ligados à Secretaria Antidrogas e de Defesa Social, recebeu (7) os certificados de formatura do curso de capacitação de Encarregado de Patrimônio. A solenidade aconteceu no Auditório Cícero Diniz, do Centro Administrativo Municipal, e contou com a participação dos familiares dos formandos e autoridades, entre elas o deputado estadual Tenente Lúcio que viabilizou a verba junto ao Governo do Estado.
Os 20 agentes capacitados terão agora a função de repassar os conhecimentos adquiridos para o restante dos 633 agentes efetivos e contratados que trabalham nos equipamentos públicos da cidade. A qualificação teve carga horária de 120 horas, de segunda a sexta-feira, no período da manhã. Temas como ética profissional, comunicação, educação ambiental, saúde e segurança no trabalho, defesa pessoal, defesa civil e noções de direitos foram ministrados pelo Instituto Mineiro de Promoção Social (IMIPS) para os participantes.
De acordo com a secretária Antidrogas e de Defesa Social, Flávia Carvalho, o processo de aprendizagem é necessário e indispensável para qualquer pessoa. “Não temos dúvidas de que entre as ações mais estratégicas para o desenvolvimento da nossa cidade estão os processos de formação e qualificação profissional. Por isso, a participação neste processo para o trabalho dos agentes patrimoniais significa mais e melhores oportunidades para a vida profissional de cada um. Criar essas oportunidades para a qualificação profissional é o objetivo maior da Prefeitura de Uberlândia como uma cidade educadora”, disse.
O formando Marciel Ferreira Cunha atua há 20 anos como agente patrimonial e conta que o curso proporcionou conhecimentos que irão ser úteis por toda a sua vida. “O curso só teve a somar para todos os agentes, um dos pontos que abordaram no curso foi a questão dos avanços tecnológicos. Destaquei este ponto porque nós não podemos parar no tempo, temos que acompanhar a evolução. E eu sempre digo que o ditado correto não é vivendo e aprendendo, e sim, estudando e aprendendo”, argumentou. Marciel conta que aproveitou a oportunidade para reunir os familiares. “A solenidade foi maravilhosa, vieram muitos familiares nos prestigiar, isso é uma forma de reconhecimento pelo nosso trabalho”, concluiu.
O superintendente de Defesa Social, Capitão Osmar Duque, foi um dos coordenadores do curso e conta que a grade curricular da capacitação foi desenvolvida para ser uma atividade prática, que resgatasse os valores familiares, profissionais, éticos e morais dos servidores. “Hoje, nesta consagração máxima da nossa qualificação, é com satisfação que garanto que os 20 agentes farão diferença no mundo lá fora. O curso não será aplicado somente no desempenho das funções destes servidores, a capacitação serviu para desenvolver dignidade humana, respeito e companheirismo. Tenho certeza que cada um vai fazer sua parte”, disse.
Agente Patrimonial
Os agentes patrimoniais são encarregados de proteger o patrimônio público do município e atuam nos diversos órgãos que compõem a Prefeitura. A função do agente patrimonial é a prestação de apoio em caso de necessidade ao órgão de Defesa Social do município. Suas ações são pautadas no princípio da dignidade em respeito às diferenças, e em cortesia com à comunidade.
Paula Maia
Antidrogas e Defesa Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário