Governo Federal traça metas para combate ao uso do crack no município
A Prefeitura recebeu na tarde desta quarta-feira (12) a visita da coordenadora do programa “Crack, é possível vencer”, do Governo Federal. O encontro aconteceu na sala de reuniões do gabinete do prefeito, e foi planejado para facilitar a integração entre as ações das políticas do programa e para repassar algumas diretrizes sobre a função do comitê gestor do programa.
Uberlândia está entre os dez municípios de Minas Gerais que assinaram o Termo de Adesão ao programa “Crack, é possível vencer”, do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Além da representante do Governo Federal, estiveram presentes, representantes do Governo do Estado, além dos servidores que fazem parte do Comitê de Gestores do programa e que representam as secretarias de Governo, Saúde, Educação, Cultura, Desenvolvimento Social e Trabalho, Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e Antidrogas e Defesa Social.
A finalidade do programa é prevenir o uso do crack, promover a atenção integral ao usuário e combater o tráfico de drogas. Neste sentido, para ser consolidado o trabalho, se faz necessário o cumprimento de seis fases norteadas pelos eixos de Cuidado (Saúde e Assistência Social), Autoridade (Segurança Pública) e Prevenção (Política sobre Drogas). “O comitê é singular, cada um funciona de uma forma, e é preciso que se entenda que ele é responsável por pensar uma política pública sobre o enfrentamento ao uso do álcool e outras drogas. A intenção é que o município pense em como cuidar das pessoas, e como irá disparar ações no território, através do comitê”, disse a coordenadora do programa, Leisenir de Oliveira.
Além de traçar estratégias nos eixos de prevenção, cuidado e autoridade, o comitê têm a finalidade de ampliar oferta e qualificação de serviços de saúde para tratamento e atenção aos usuários e seus familiares, enfrentamento ao tráfico e ao crime organizado e promoção de espaços urbanos seguros, com policiamento ostensivo em locais de concentração de uso do crack.
Com a adesão dos municípios ao programa, serão investidos recursos para fortalecer a segurança pública e o atendimento em saúde e assistência social voltados ao cuidado e tratamento de dependentes químicos. O Ministério da Saúde investirá em ações de tratamento dos dependentes químicos, com a possibilidade de criação de novos leitos para atendimento aos usuários de drogas e Centros de Atenção Psicossocial, Álcool e Drogas para atendimento 24 horas.
A coordenadora do programa, afirmou ainda que, a próxima etapa do projeto é a capacitação de agentes públicos ao enfrentamento do uso de crack, para que possam intervir de forma mais eficaz na prevenção, tratamento e reinserção social de usuários e dependentes. Neste sentido, serão ofertadas capacitações para profissionais das redes de saúde, assistência social, educação e segurança pública, líderes comunitários e religiosos, conselheiros municipais e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “A idéia que para este ano de 2014, além da ampliação de equipamentos sociais, a capacitação esteja muito presente, para todos os eixos”, ressaltou.
Paula Maia
Governo
Nenhum comentário:
Postar um comentário