“Mais Educação” inicia formação continuada dos profissionais
Neste ano de 2014 o “Mais Educação” tem um diferencial em relação ao ano passado: a formação continuada de diretores e professores participantes do programa. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) atende a um pedido dos profissionais diante da necessidade de atualizar conhecimentos e práticas. O primeiro encontro foi realizado nesta segunda-feira (17), no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe), e contou com a presença 60 participantes.
“Estamos atendendo a um pedido dos profissionais a fim de melhor capacitá-los para 2014. Todo mês faremos uma reciclagem. Serão momentos para discutirmos como estão os trabalhos e termos um resultado final melhor do que o planejado”, disse o coordenador do programa Mais Educação, Alcides Melo, da SME. Os próximos encontros terão a participação de profissionais de instituições como a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Já as pautas serão de assuntos como escolas de funcionamento em tempo integral, administração e caixa escolar, entre outros.
Fabíola Soares, coordenadora do Mais Educação na Escola Municipal Freitas Azevedo, no bairro Morada Nova, está otimista. As boas expectativas são reflexos dos resultados obtidos em 2013, quando o trabalho começou a ser realizado em sua unidade escolar. “Tivemos mudanças consideráveis em aspectos como comportamento e formação cultural dos alunos. Ofereceremos um melhor apoio pedagógico e isso possibilitou que os alunos revelassem talentos que desconhecíamos”, disse. Na Freitas Azevedo são oferecidas oficinas de música e artesanato por meio do Mais Educação.
Ampliação
O Programa Mais Educação está em fase de ampliação neste início de ano letivo. Ao final de 2013 eram atendidas 15 escolas e neste início de 2014 o número saltou para 29, um aumento de 93%. Com isto, o número de alunos que era cerca de dois mil deve duplicar. A expectativa é que ao final de 2014 sejam atendidas todas as atuais 55 escolas municipais de ensino fundamental existentes, uma ampliação que equivale a 270% se comparado ao início de 2013. O benefício é oferecido em Uberlândia como resultado da parceria entre a Prefeitura de Uberlândia e o Governo Federal.
O enfoque do programa também terá novidades. Os trabalhos continuarão nas escolas e ainda serão levados para praças e outros espaços públicos. Para se obter este resultado a cidade foi dividida em cinco polos – Norte, Sul, Leste, Oeste e Central -, e haverá intercâmbio entre alunos de diferentes escolas e regiões. “Outra novidade será a ampliação para alunos da Educação de Jovens e Adultos, a EJA”, afirmou Alcides Melo.
Marden Rangel
Nenhum comentário:
Postar um comentário