Prefeitura distribui insumos para agricultores familiares
Setenta agricultores familiares da comunidade Chácaras Douradinho, localizada na zona rural de Uberlândia, receberam nesta sexta-feira uma remessa de adubos, sementes e fosfato natural. A iniciativa é da Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento. Os insumos agrícolas foram adquiridos por meio de um convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através do programa Mais Sementes. A ação está na segunda etapa. A primeira remessa já foi entregue para a comunidade Tenda do Moreno. No total, já foram beneficiadas cerca de 150 famílias.
As espécies de sementes distribuídas são de cenoura, beterraba, couve, rúcula e quiabo. O objetivo do programa é favorecer o pequeno agricultor, tanto o que comercializa os produtos quanto aqueles que plantam a horta para a própria subsistência.
De acordo com a secretária de Agropecuária e Abastecimento, Vanessa Petrelli, o convênio firmado com o Governo Federal é muito importante para a geração de renda na agricultura familiar. “Os insumos e sementes distribuídos gratuitamente geram uma economia que faz a diferença no bolso. Não medimos esforços para viabilizar esse convênio que já estava disponível desde 2008 e não tinha sido concluído. Sabemos que toda economia para o pequeno produtor é fundamental para a sua sobrevivência na propriedade”, disse a secretária.
Durante a distribuição, vários técnicos da pasta aproveitaram o contato direto com os pequenos agricultores e orientaram sobre os vários programas que estão disponíveis, através de convênios com o Governo Federal que podem ser aproveitados na agricultora familiar. “Esse contato direito é fundamental para informarmos nossos agricultores familiares de todos os programas que são acessíveis para eles e que podem gerar mais renda para sua atividade”, completa a secretária.
Para o agricultor Hélio Gonçalves, que recebeu os insumos, esses produtos vieram em boa hora. “Tenho mais de cinqüenta limoeiros plantados e não vou mais precisar comprar insumos”, disse o agricultor. A produtora Fátima Lima conta que as sementes de quiabo e cenoura serão plantadas ainda esta semana. “Estava com o meu quintal sem muita hortaliça e verdura, agora com essa ajuda vou plantar uma bela horta”, afirma Fátima.
Daniela Queiroz
Agropecuaria e Abastecimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário