Translate

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Prefeitura inaugura Centro POP para atender população em situação de risco

Prefeitura inaugura Centro POP para atender população em situação de risco


Foi inaugurado nesta terça-feira (11), o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - Centro POP. A unidade será referência de atendimento aos serviços e programas sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST). O espaço será fundamental no processo de ressocialização das pessoas em situação de rua, oferecendo atendimento psicológico, inclusão das pessoas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, facilitar o acesso à colocação no mercado de trabalho, retomada do convívio social e familiar e a construção do processo de saída da situação de rua, além de auxiliar para o retorno ao seu local de origem.
Para promover este resgate da cidadania, o Centro POP funcionara de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Rafael Rinaldi, 1485, no bairro Martins. Uma equipe multidisciplinar com assistentes sociais e administrativos, psicólogos, pedagogos e equipes de abordagem, serão responsáveis para atender os cidadãos que se encontram na situação de rua.
O serviço de abordagem social continuará atuando abordando as pessoas em situação de rua, em horários alternados, inclusive aos finais de semana, e a partir de agora, contará com um 0800. A ferramenta vai auxiliar o Centro POP recebendo chamados das próprias pessoas que estão em situação de rua para auxilia com informações, ou pela população geral, que encontrar pessoas nesta situação e solicitar as equipes de abordagem. A estrutura do prédio conta com dois andares, com três salas de atendimento individual, três salas multiuso, dois vestiários, um refeitório, dois guarda volume, uma recepção.
Durante a solenidade o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Murilo Ferreira, lembrou que quando assumiu a pasta governamental no inicio de 2013, estavam catalogadas cerca de 700 pessoas em situação de rua, em janeiro deste ano esse número caiu para 48. “A abordagem é um serviço permanente e nós temos feito os encaminhamentos destas pessoas para os órgãos parceiros. Procuramos saber quem são essas pessoas, se estão com dependência química, se são residentes da cidade, e procuramos resgatar e acompanhar cada trajetória destes indivíduos. O cidadão terá total dignidade pelo tempo que for preciso, durante o dia poderá utilizar a estrutura do Centro POP e à noite será encaminhado para albergues subvencionados pela Prefeitura”, disse.
O secretário aproveitou a oportunidade para anunciar a campanha “Não de esmola, dê Futuro”, que visa conscientizar a população da importância de encaminhar para os locais certos a população de rua. “No momento que o cidadão da a esmola, é um incentivo a permanência da pessoa na rua, ao consumo de drogas, à exploração da mão de obra infantil, e vários outros problemas relacionadas a questão social”, disse.

Centro POP
Endereço: Rua Rafael Rinaldi, 1485 - no bairro Martins
Telefone: 0800 940 1229
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


Paula Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário