Prefeitura inaugura Centro POP para atender população em situação de risco
Foi inaugurado nesta terça-feira (11), o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - Centro POP. A unidade será referência de atendimento aos serviços e programas sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST). O espaço será fundamental no processo de ressocialização das pessoas em situação de rua, oferecendo atendimento psicológico, inclusão das pessoas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, facilitar o acesso à colocação no mercado de trabalho, retomada do convívio social e familiar e a construção do processo de saída da situação de rua, além de auxiliar para o retorno ao seu local de origem.
Para promover este resgate da cidadania, o Centro POP funcionara de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Rafael Rinaldi, 1485, no bairro Martins. Uma equipe multidisciplinar com assistentes sociais e administrativos, psicólogos, pedagogos e equipes de abordagem, serão responsáveis para atender os cidadãos que se encontram na situação de rua.
O serviço de abordagem social continuará atuando abordando as pessoas em situação de rua, em horários alternados, inclusive aos finais de semana, e a partir de agora, contará com um 0800. A ferramenta vai auxiliar o Centro POP recebendo chamados das próprias pessoas que estão em situação de rua para auxilia com informações, ou pela população geral, que encontrar pessoas nesta situação e solicitar as equipes de abordagem. A estrutura do prédio conta com dois andares, com três salas de atendimento individual, três salas multiuso, dois vestiários, um refeitório, dois guarda volume, uma recepção.
Durante a solenidade o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Murilo Ferreira, lembrou que quando assumiu a pasta governamental no inicio de 2013, estavam catalogadas cerca de 700 pessoas em situação de rua, em janeiro deste ano esse número caiu para 48. “A abordagem é um serviço permanente e nós temos feito os encaminhamentos destas pessoas para os órgãos parceiros. Procuramos saber quem são essas pessoas, se estão com dependência química, se são residentes da cidade, e procuramos resgatar e acompanhar cada trajetória destes indivíduos. O cidadão terá total dignidade pelo tempo que for preciso, durante o dia poderá utilizar a estrutura do Centro POP e à noite será encaminhado para albergues subvencionados pela Prefeitura”, disse.
O secretário aproveitou a oportunidade para anunciar a campanha “Não de esmola, dê Futuro”, que visa conscientizar a população da importância de encaminhar para os locais certos a população de rua. “No momento que o cidadão da a esmola, é um incentivo a permanência da pessoa na rua, ao consumo de drogas, à exploração da mão de obra infantil, e vários outros problemas relacionadas a questão social”, disse.
Centro POP
Endereço: Rua Rafael Rinaldi, 1485 - no bairro Martins
Telefone: 0800 940 1229
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Paula Maia
Nenhum comentário:
Postar um comentário