Projeto Papo Legal de Uberlândia recebe título do Governo do Estado
A Prefeitura de Uberlândia recebeu o título de Macrorregião do Projeto “Papo Legal - Diálogos Comunitários para a Prevenção do Uso e Abuso de Drogas”. O programa é ligado à Secretaria Municipal Antidrogas e de Defesa Social, que iniciou o projeto em 2013, envolvendo não só Uberlândia como cidades da região. Com o título recebido do Governo de Minas Gerais, a Uberlândia passa a ser um centro de referência em relação à prevenção de álcool e drogas. De acordo com a secretária Antidrogas e de Defesa Social, Flávia Carvalho, o reconhecimento vem agregado de novo significado: “Com esse reconhecimento, mais cidades irão nos procurar para implantarem o Papo Legal em suas localidades. Sozinhos não conseguiremos vencer essa luta, mas com mais pessoas, mais municípios, mais políticas voltadas para a prevenção, nos fortaleceremos nesse objetivo”, disse.
O projeto Papo Legal é o resultado da parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude- SEEJ, através da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, com a OSCIP Terra da Sobriedade, e tem como objetivo realizar o levantamento e o fortalecimento da rede social de prevenção do uso e abuso do álcool e das drogas, por meio da articulação de representantes das instituições governamentais e das organizações da sociedade civil afins, nos municípios do Estado.
O Papo legal é um trabalho que é feito nas escolas, uma conversa informal, debatendo o tema “prevenção às drogas” de uma forma descontraída, para que esse conceito seja levado no dia-a-dia dos estudantes. Os trabalhos são feitos através de oficinas de dança, capoeira, artes e teatro. Em seguida, acontece o diálogo com os alunos.
Programação
Em Uberlândia, já estão programadas atividades para o ano de 2014, começando com a capacitação para os oficineiros nos dias 15 e 22 de fevereiro, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que é um dos parceiros. O projeto também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, através do programa Rede Crescer, que também tem um foco no trabalho com crianças em vulnerabilidade e reinserção social.
A Caravana Antidrogas faz parte dos quatro projetos chave da Secretaria Antidrogas e de Defesa Social e trabalha com escolas, ONGs e instituições. O projeto Papo Legal está inserido na Caravana Antidrogas, que em 2013, envolveu aproximadamente 100 mil pessoas por meio de escolas, igrejas, empresas, movimentos de bairro e comunitários.
Teresa Cristina
Antidrogas e Defesa Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário