Translate

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Halterofilista de Uberlândia é campeão mundial Júnior em Dubai


Halterofilista de Uberlândia é campeão mundial Júnior em Dubai

O uberlandense Rafael Vansolin conquistou o ouro no Mundial Paralímpico de Halterofilismo, em Dubai, nesta segunda-feira (7). O atleta de 19 anos levantou 112 kg, se tornando campeão júnior na categoria até 72kg e ainda entrou na história por ser o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha em mundiais da modalidade. Rafael superou Farhod Umirzakov, do Uzbequistão; Saeed Heydarpour, do Irã; e Sukru Mutlu, da Turquia.
Em entrevista ao Comitê Paralímpico Brasileiro, Rafael não escondeu a felicidade. “Estou muito satisfeito com o que fiz. Minha melhor marca era 108 kg e eu subi quatro quilos. Nem mesmo no treino tinha chegado a esse peso, fiquei no 110 kg dias atrás”, contou o atleta, que treina no Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), que tem parceria com a Futel. O técnico Wéverton Santos, que o acompanha, também é treinador da Futel.
O atleta ainda tentou garantir o recorde mundial na quarta tentativa com 116 kg, mas não conseguiu finalizar o levantamento. O novo recorde mundial foi conquistado pelo atleta do Usbequistão, que levantou os mesmos 116 kg, também na 4ª tentativa, mas a marca valeu apenas para a validação do record, uma vez que para o Mundial são permitidas apenas três tentativas. O uberlandense adquiriu experiência internacional com o Parapan de Jovens [Buenos Aires-2013] e com os Jogos Para Sul-Americanos [Santiago-2014].
O Campeonato Mundial Paralímpico de Halterofilismo é realizado a cada quatro anos e é parte importante no caminho rumo aos Jogos do Rio-2016. A competição acontece até sexta-feira (11) e Uberlândia ainda terá Rodrigo Marques competindo na categoria até 88 kg na quarta-feira, a partir das 10h - horário local (3h da manhã horário de Brasília). Atletas e o técnico Wéverton Santos retornam a Uberlândia no domingo (13).


Rafael Vansolin
Data e local de nascimento: 8/1/1995, em Uberlândia
Altura: 1,65m
Peso: 67 kg
Categoria: até 72 kg
Melhor marca: 112 kg
Principais títulos: Campeão mundial júnior em Dubai-2014; tricampeão mineiro júnior; medalha de bronze no Parapan de Jovens em Buenos Aires-2013
História: Rafael nasceu com mielomeningocele e hidrocefalia, o que afetou o desenvolvimento das pernas. O mineiro se exercitava em uma academia apenas para combater a obesidade quando foi chamado para treinar o halterofilismo. Dedicado, em pouco tempo começou a apresentar resultados positivos.


Joana Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário