Translate

quarta-feira, 30 de abril de 2014

REPORTAGEM ESPECIAL

REPORTAGEM ESPECIAL

Secretaria de Cultura completa 30 anos

Projeto “Quem fez e quem faz” será lançado hoje à noite em homenagem à primeira Secretaria de Cultura do interior de Minas Gerais

“Quem fez e quem faz”. Esse é o nome do projeto elaborado em comemoração aos 30 anos da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de Uberlândia, a primeira do interior de Minas Gerais. Após três décadas de trabalho ininterrupto valorizando os artistas e a cultura local, a data não poderia passar despercebida. As primeiras atividades do projeto serão nesta quarta-feira (30), às 20h, na Casa da Cultura, localizada na praça Coronel Carneiro, 89, bairro Fundinho.
O “Quem fez e quem faz” é uma forma de manter viva a memória das ações e dos servidores municipais que dedicaram seus esforços para a cultura local. No lançamento do projeto, será inaugurado memorial com informações e fotos dos secretários de cultura desde 1984. Todos serão homenageados, juntamente com o ex-prefeito Zaire Rezende, responsável pela fundação da SMC, em 1984, durante o seu primeiro mandato (1983-1988). Um vídeo será exibido com depoimentos. Haverá ainda o lançamento de um selo comemorativo e a realização de apresentações do grupo In Cantus e da Banda Municipal. Estão previstos também a publicação de uma edição comemorativa em alusão à data, um show musical no mês de agosto com repertório a partir dos anos 1980 e um documentário, em vídeo, que será postado no portal da Prefeitura de Uberlândia.
“É uma forma singela, mas importante para homenagear as pessoas que tornaram a Secretaria Municipal de Cultura um departamento de extrema importância no cenário artístico. Estamos unindo um passado de atitudes importantes a um presente no qual levamos a cultura por toda a cidade e para toda a população”, diz o prefeito Gilmar Machado.

O início da Secretaria de Cultura

No biênio 1981/1982, o então candidato a prefeito de Uberlândia Zaire Rezende realizou 512 reuniões com famílias da cidade para montar o seu plano de governo. Na época, as pessoas expressaram o desejo de ter um amplo apoio do governo à cultura. “As pessoas diziam que em outros locais existia esta iniciativa, mas que em Uberlândia não tinha”, relembra Zaire Rezende. Segundo ele, ao assumir a Prefeitura de Uberlândia em 1983 para o seu primeiro mandato como prefeito, a vontade da população se concretizou na criação da SMC.
Programas importantes foram criados na época. Um deles foi o Circo Itinerante, que oportunizou apresentações artísticas em bairros periféricos, onde a população tinha pouco acesso à cultura. Outro trabalho marcante foi a criação do Carro-Biblioteca, uma perua Kombi que percorria bairros fazendo empréstimos de livros de literatura. “Certa vez, um operário me disse que o Carro-Biblioteca tinha mudado sua vida, pois o seu horário de almoço havia se tornado um momento cultural. Logo após comer, lia os livros. Isso não era possível antes do projeto, já que ele trabalhava o dia todo e não tinha tempo para ir à Biblioteca Municipal”, conta Zaire Rezende.
Ao ser homenageado, o ex-prefeito se mostra satisfeito e realizado por ter cumprido o seu papel, assim como pelo fato de a SMC ter sempre desempenhado suas funções. “A cultura torna os homens diferentes dos animais. Os animais vivem, mas não modificam seu habitat. Do contrário, o homem expressa sua arte e, quando faz isso, modifica o meio em que vive e o caráter de todos”, defende Zaire Rezende.

Uma história de conquistas

            Antes de ser fundada a Secretaria de Cultura, o setor cultural municipal pertencia à Secretaria Municipal de Educação (SME). A SMC foi criada pela Lei 3.955, de setembro de 1983, e, em fevereiro de 1984, a pasta entrou em funcionamento, com Iolanda de Lima Freitas nomeada como secretária municipal de Cultura. A primeira sede localizava-se ainda na SME, na rua Machado de Assis. Com a ampliação dos trabalhos, tornou-se necessária a implantação de uma sede à parte, que foi instalada na rua Vital José Carrijo.
            Um dos importantes reflexos que demonstra a importância da criação da SMC é o surgimento de espaços culturais. Desde sua fundação, a Secretaria foi a responsável pela inauguração da Oficina Cultural, da Casa da Cultura, do Museu Municipal, do Mercado Municipal (em parceria com a Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento) e dos teatros Municipal e Rondon Pacheco.
            A criação da Secretaria de Cultura de Uberlândia antecede até mesmo a criação do Ministério da Cultura, ocorrida em 1985. “Foi uma postura visionária do prefeito Zaire Rezende, que entendeu que a cidade precisava de políticas e de espaços culturais. Depois disso, foi imprescindível a contribuição de cada secretário e demais servidores, que cumpriram com esmero suas funções”, afirma o atual secretário de Cultura, Gilberto Neves.

Secretaria de Cultura na atualidade

            Atualmente, a SMC está empenhada na execução do Plano Municipal de Cultura. Considerado um importante instrumento de gestão (criado pela Lei Municipal 11.624, de dezembro de 2013), o documento foi construído de forma democrática, com a população. Nele, estão estabelecidas a política para os próximos 10 anos, contemplando os eixos de infraestrutura cultural, gestão pública, informação e divulgação, formação, sustentabilidade e ação cultural.
            Destacam-se ainda ações como o Carnaval, que oferece à população atividades já tradicionais como o Baile de Máscaras, a Noite dos Antigos Carnavais e o desfile dos blocos carnavalescos e das escolas de samba, que neste ano foi transferido para a avenida José Roberto Migliorini, no bairro Santa Mônica.
            Outro projeto, o Palco Móvel, serve para descentralizar a cultura, levando aos bairros apresentações musicais e de dança. Já o Cineclube Cultura exibe filmes gratuitamente e mensalmente, aos finais de semana, na oficina Cultural.
No ano passado, a SMC realizou a 3ª Conferência Municipal de Cultura, que reuniu 1.843 participantes em 23 pré-conferências por segmento ou zona geográfica. Também em 2013, houve a pintura do Mercado Municipal e recuperação do prédio (trabalho em parceria com a Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento).
Para os artistas, um benefício de grande importância é o Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), que em 2013 aprovou 66 projetos, sendo 38 pelo Fundo Municipal de Cultura e 28 por incentivos fiscais.

Secretários de Cultura e período de exercício
Em 30 anos, foram nomeados nove secretários municipais de Cultura.

- Iolanda de Lima Freitas – 1984 a 1988 – Prefeito Zaire Rezende
Cursou o Científico na Escola Estadual de Uberlândia (Museu). Licenciada em Letras e em Pedagogia. Especialista em Metodologia do Ensino Superior da Universidade Estadual de Londrina (PR). Foi professora universitária e secundária em escolas das redes pública e particular. Participou da equipe de Supervisão da 26ª Delegacia Regional de Ensino. Fundadora e primeira coordenadora do Centro Franco Brasileiro de Cultura.

- Terezinha Aparecida Magalhães de Lima – 1989 a 1992 e 1998 a 2000 – Prefeito Virgílio Galassi
Formada em História, Pedagogia e Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi professora municipal e estadual, além de advogada e procuradora federal.

- Creusa Resende – 1993 a 1996 – Prefeito Paulo Ferolla da Silva

- Myrthes Linhares Lintz – 1997 e 1998 – Prefeito Virgílio Galassi
Professora e designer de interiores, formada pela Faculdade de Artes de Uberlândia, onde também foi professora. Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi professora e coordenadora de cursos.

- Manuel Andrada Prieto – 1998 – Prefeito Virgílio Galassi
Servidor de carreira da Prefeitura de Uberlândia, aposentou-se como oficial administrativo.

- Lidia Maria Meirelles – 2001 a 2003 – Prefeito Zaire Rezende
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação e doutoranda em História pela UFU. Foi professora na Faculdade Católica de Uberlândia. Atualmente coordena o Museu do Índio, da UFU.

            - Alcides Melo da Silva – 2003  e 2004 – Prefeito Zaire Rezende
Músico, compositor, produtor cultural, artista gráfico e escritor, foi secretário municipal de Serviços Urbanos e diretor Regional da Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social em Uberlândia. Atualmente é presidente do Centro de Tradições Culturais Nordestinas em Uberlândia e coordena os programas Mais Educação e Mais Cultura nas Escolas da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia.

- Mônica Debs Diniz – 2005 a 2012 – Prefeito Odelmo Leão
No Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, estudou piano e disciplinas afins, atuou como professora e diretora e atualmente é vice-diretora.

- Gilberto Neves – 2013 até o momento atual – Prefeito Gilmar Machado
Professor de História, advogado, ator e um dos fundadores da Associação de Teatro de Uberlândia (ATU). Atuou como assessor de cultura do ex-deputado Gilmar Machado, coordenador da Coordenadoria Municipal Afro-Racial (Coafro) e vereador.

Locais que sediaram a Secretaria de Cultura

- 1983 / 1984 – Rua Machado de Assis, 844, Centro –com a Secretaria Municipal de Educação

- 1984 – Rua Vital José Carrijo, 307, bairro Lídice

- 1985 / 1993 – Praça Coronel Carneiro, 89, bairro Fundinho – Atual Casa da Cultura

- 1993 até o momento atual – Centro Administrativo Municipal, avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, bairro Santa Mônica

Espaços pertencentes à Secretaria Municipal de Cultura 

- Arquivo Público Municipal – Rua Natal, 935, bairro Brasil, (34) 3232-9022 e (34) 3232-4744 – Funcionamento: 2ª a 6ª-feira – 8h30 às 17h30

- Biblioteca Pública Municipal – Praça Cícero Macedo, s/n, bairro Fundinho, (34) 3236-9625 – Funcionamento: 2ª a 6ª-feira – 8h às 19h / Sábado – 8h às 12h

- Casa da Banda (Sede da Banda Municipal de Uberlândia) – Rua Duque de Caxias, 1.329, bairro Saraiva, (34) 3219-6644

- Casa da Cultura – Praça Coronel Carneiro, 89, bairro Fundinho, (34) 3255-8252 – Funcionamento – 2ª a 6ª-feira – 12h às 18h

            - Espaço Cultural do Mercado Municipal – Avenida Olegário Maciel, 155, Centro, (34) 3235-7790

- Galeria de Arte Lourdes Saraiva Queiroz – Praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho – Funcionamento: 2ª a 6ª-feira – 12h às 17h30

- Galeria de Arte Ido Finotti – Avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, bairro Santa Mônica – Funcionamento: 2ª a 6ª-feira, 13h às 18h

            - Museu Municipal de Uberlândia – Praça Clarimundo Carneiro, s/n, (34) 3214-0068 – Funcionamento: 2ª a 6ª-feira – 8h às 18h

            - Oficina Cultural de Uberlândia – Rua Tiradentes, 24, Bairro Fundinho - (34) 3223-4996 / 3231-8608 – Funcionamento – 2ª a 6ª-feira – 12h às 21h

- Teatro De Arena – Praça Sérgio Pacheco, Centro

- Teatro Rondon Pacheco – Rua Santos Dumont, 517, Centro, (34) 3235-9182 – Funcionamento: 4ª a domingo – 12h às 22h

- Teatro Municipal de Uberlândia – Avenida Rondon Pacheco, 7.070, bairro Tibery, (34) 3235.1568

Marden Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário