Uberlândia participa de mais uma edição do Comida Di Buteco
O tradicional concurso Comida Di Buteco completa 15 anos
De 11 a 27 de abril, acontece mais uma edição do projeto Comida Di Buteco, que comemora seus 15 anos de existência com pratos tradicionais de 16 cidades brasileiras. Esta edição contará com 388 receitas inéditas, com o tema livre para explorar mais a criatividade e a vocação de cada boteco.
Em Uberlândia, o Comida Di Buteco chega a sua sétima edição, com 15 botecos apresentando novas receitas. O concurso contribui para a divulgação da gastronomia e o desenvolvimento do próprio setor de botecos. Os resultados de cada ano apontam um crescimento do impacto no mercado relacionado. “Nos últimos anos a gastronomia tornou-se um importante atrativo turístico em Uberlândia. Sabemos que, hoje, esse é o principal roteiro alternativo para o Turismo de Negócios, ou seja, o turista vem à cidade para negócios e eventos e, os restaurantes, bares e casas noturnas compõem a principal forma de lazer nos horários vagos”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Romes.
Em 2013, o Bar do Mercado, teve o prato eleito como melhor tira gosto da cidade no Comida Di Buteco. A costela de porco à barbecue com mandioca entrou no gosto popular, garantindo ao proprietário uma viagem para Montevidéu, no Uruguai.
Cada participante cria um petisco para concorrer. O público e um corpo de jurados têm que visitar os botecos e votar no local. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação. São avaliados com pontuação de 1 a 10, a higiene, o atendimento, a temperatura da bebida e o petisco (que leva 70% da nota ). O voto do júri vale 50% e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas 16 cidades onde o projeto acontece.
Criado em 2000, o Comida Di Buteco tem a missão de transformar vidas através da cozinha de raiz, estimulando os pequenos estabelecimentos à novas criações, cumprindo assim um importante papel de fomento à cultura gastronômica de boteco e desenvolvimento do setor. Concurso pioneiro nesse universo, o projeto é um dos maiores responsáveis por legitimar o boteco como um importante ícone da cultura e gastronomia do Brasil.
Tradição
São 15 anos de histórias de vidas transformadas pela força de um evento que mobiliza milhões de pessoas, em várias cidades do Brasil em volta das mesas dos botecos. Uma trajetória marcada por muita criatividade, envolvimento do público, geração de empregos e mais de 380 receitas novas a cada edição.
O Comida Di Buteco acontece, simultaneamente, em 16 cidades brasileiras. São elas: São Paulo: São Paulo capital, Campinas, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. Rio de Janeiro, Goiânia, Fortaleza, Belém, Manaus, Salvador. Minas Gerais: Belo Horizonte, Montes Claros, Ipatinga, Poços de Caldas, Juiz de Fora e Uberlândia.
Números do Comida Di Buteco 2013:
Botecos participantes: 380
Votos do público: 480 mil
Empregos gerados: 3.600
Tira-gostos vendidos: 380 mil
Cadeia de valor impactada: 81 milhões
37 mil turistas
Joana Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário