Uberlândia recebe 13 profissionais pelo Programa Mais Médicos
Com o objetivo de ampliar o número de profissionais para atender a população e garantir a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município, a Prefeitura de Uberlândia foi contemplada com 13 profissionais pelo Programa “Mais Médicos”, do Governo Federal. Doze destes médicos são estrangeiros, passaram pelo módulo de acolhimento e avaliação e chegaram nesta quinta-feira (24) a Uberlândia.
Os médicos recém-chegados devem atuar na atenção primária compondo as equipes de saúde da família na zona urbana e rural, e vão atuar também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), consultórios itinerantes e no acesso a saúde do sistema prisional e do Centro Socioeducativo. “É nosso compromisso ofertar qualidade no atendimento à saúde da população. Estes profissionais do Programa Mais Médicos vão aumentar o acesso à atenção básica com vínculo na comunidade”, disse Almir Fontes, secretário municipal de saúde.
O Programa Mais Médicos tem uma integração de ensino e serviço e todos os profissionais estão vinculados à especialização em Saúde da Família com supervisão da Universidade Federal de Uberlândia. O médico brasileiro Thiago Antônio Carvalho foi o primeiro a integrar o Programa Mais Médicos em Uberlândia e está atuando junto a uma equipe de saúde da família há dois meses. “Enquanto médico eu acredito na atenção primária e vejo nas ações de prevenção e promoção à saúde das pessoas um modo eficaz de garantir o bem-estar das pessoas”, disse o médico que está no programa há dois meses.
O Governo Federal está levando através do Programa Mais Médicos mais de 3.500 profissionais para ampliar o atendimento em atenção básica em todo o Brasil. Com o quinto ciclo, anunciado pelo Ministério da Saúde no dia 1º de abril, o Programa Mais Médicos deverá ultrapassar a marca de 14 mil médicos para a atenção básica de todo o país. Desde o início do programa, a presença dos profissionais traz resultados positivos na assistência à população. Com a atuação desses profissionais, a iniciativa passa a beneficiar 49 milhões de brasileiros.
Fernando Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário