Translate

sábado, 31 de maio de 2014

ETE Uberabinha recebe novos investimentos

ETE Uberabinha recebe novos investimentos

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha, responsável pelo tratamento de 95% dos efluentes coletados em Uberlândia, recebeu neste mês três atuadores. Adquiridos pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) por R$ 300 mil, os atuadores são dispositivos que, a partir de um sistema elétrico, acionam a abertura e fechamento das comportas para recebimento do esgoto que chega à estação.
Os equipamentos, que já estão em funcionamento, eliminaram a necessidade da mão de obra braçal, que demandava 30 minutos de desgaste físico dos funcionários. Com a automatização – e ao toque de um botão -, a tarefa é realizada em apenas 1 minuto.  “Era preciso revezarmos, dois a três colegas, pois a manivela era pesada e cansávamos rapidamente”, diz o encarregado de operações, Fabiano Nunes.
Segundo Marcelo Costa, gerente de tratamento de esgoto do Dmae, a Estação Uberabinha aguardava há oito anos esse investimento que contribui não só para uma maior eficiência no tratamento do esgoto, mas também para a melhoria da qualidade de vida dos servidores da ETE. “Os atuadores permitem maior rapidez nas manobras operacionais da ETE, mas ao fazer isso, reduzem de forma significativa o desgaste físico dos nossos servidores”. Segundo o técnico, os equipamentos também diminuem as possibilidades de transbordos de efluentes.
Para outubro, o Dmae prevê a aquisição de outros dois atuadores, a fim de completar a automatização de todo o sistema de comportas da ETE Uberabinha.

Daniella Caetano
Dmae

Nenhum comentário:

Postar um comentário