Museu Municipal abre sala para retratar costumes mineiros
Com a proposta de resgatar histórias e costumes dos moradores que viviam em Uberlândia entre os anos de 1900 e 1970, priorizando registros do cotidiano das famílias mineiras, cujas relações muitas vezes aconteciam ao redor de uma mesa de jantar, a Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Cultura, realiza na próxima segunda-feira (12) às 19h, a abertura da Sala Memórias, no Museu Municipal.
Por meio do projeto Memórias: “O Prazer de Servir à mesa", o Museu Municipal criou um espaço permanente para receber as pessoas que quiserem contribuir com suas memórias e doações de objetos como louças, pratos, xícaras, toalhas de mesa, copos, cafeteiras, bules, talheres e demais utensílios que possam ser doados para o acervo do Museu. A iniciativa visa retratar como os moradores organizavam a mesa para receber convidados para almoço, jantares e batizados.
A sala também servirá para convidar pessoas para contar suas memórias, rememorar antigas experiências do cotidiano, preservando e tornando conhecida uma história de fatos vividos no passado, modos de vida e fazeres sociais. A iniciativa ainda contribui para enriquecer o acervo com doações em informações e objetos antigos.
O conteúdo pesquisado vai ajudar na elaboração de um documento. Voluntários que desejarem participar e documentar oralmente poderão se inscrever e realizar agendamento através do telefone 3214-0068.
Abertura Sala Memórias
Local: Museu Municipal – praça Clarimundo Carneiro
Data: 12 de maio
Horário: 19h
Visitação Ao Museu
Horário: 8h às 18h de 2ª a 6ª e 9h às 17h aos sábados
Paula Maia
Cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário