Alunos realizam Feira das Nações à véspera da abertura da Copa
O clima de euforia já contagia grande parte dos brasileiros. Ser sede do maior campeonato de futebol do mundo, para muitos é um privilégio aguardado desde 1950. Em Uberlândia não é diferente, em especial nas escolas. Seguindo o embalo da Copa, nesta quarta-feira (11), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Jacy de Assis realiza a Feira das Nações, a partir das 10 horas. No universo de 1,3 mil alunos, cerca de 800 participam diretamente da elaboração e execução do projeto. O evento tem como objetivo estimular no aluno a capacidade de liderar, criar e organizar as atividades que desenvolve diariamente. A diretora da unidade, Luciana Sousa Barbosa, disse que o projeto possibilita aos alunos ampliar os conhecimentos do mundo, relacionando os conteúdos estudados.
Durante dois meses, os alunos foram se preparando para a realização da feira. Eles fizeram diversas pesquisas para descobrir curiosidades, aspectos históricos, culturais, geográficos, econômicos, científicos e naturais de cada um dos 32 países que participam da Copa. Na feira, os convidados e os próprios alunos vão se interagir e aprender um pouco sobre a música, dança, pontos turísticos, comidas típicas, idiomas e outras peculiaridades de várias nações. Karollyne Alexsandra Almeida é do 7º ano e o grupo dela vai apresentar a Coréia do Sul. “Estou muito empolgada, já aprendi muito sobre aquele país tão distante e diferente. São várias tradições, diferenças e costumes de nós aqui na América do Sul, mas uma das coisas que mais gostei, por exemplo na culinária, é aprender a fazer e comer o yakisoba”, ressaltou.
Na sala do 8º ano, a turma está animada com as cores azul, branco e vermelho. O país? O Chile. A turma está afiada e já aprendeu muito sobre a nação situada na costa do Oceano Pacífico. Eles sabem, por exemplo, que fica no Chile o lugar mais seco do planeta: o Deserto do Atacama, com 200 km de extensão, localizado em San Pedro do Atacama. Quanto ao idioma, alguns arriscam frases de efeito como:agolpamiento del muchacho (garoto de paquera). Outras turmas optaram por estudar sobre a Suíça, a Itália, o Paraguai, Portugal e todos os que vão participar dos jogos. No final, cada aluno da escola Jacy de Assis aprendeu uma lição: conhecimento nunca é demais. “Podemos viajar de várias formas e aprender cada vez mais sobre tudo de uma nação, quem sabe um dia podemos até mesmo conhecê-la bem intimamente”, disse Karollyne Almeida. Ao todo são 19 salas que estarão caracterizadas e os alunos vestidos a caráter.
Emeis também comemoraram
O clima de Copa também contagiou as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). As equipes pedagógicas da Secretaria de Educação de Uberlândia desenvolveram, ao longo dos meses de maio e junho, diversos projetos que trouxeram à memória das crianças o grande evento do futebol.
As equipes pedagógicas utilizaram de colagem, pintura, gravuras, coloridos, painéis, desenhos, dobraduras, entre outras inúmeras técnicas para explorar a Copa do Mundo. Fixar as cores da bandeira do Brasil e explorar sobre civismo, respeito e tudo o que o país representa. Todos os trabalhos foram feitos pelos professores com as crianças nos dois turnos, dentro e fora das salas de aula. Eles também participaram da execução do Hino Nacional com a presença da Bandeira Nacional. Ao todo, são 63 unidades distribuídas pelos bairros do município.
A elaboração do projeto teve a participação interdisciplinar para trabalhar com os pequenos patriotas. Segundo a assistente pedagógica do Ensino Infantil, Denise da Fonseca, o projeto tem o objetivo de envolver os alunos com os acontecimentos à sua volta, proporcionando conhecer e divulgar as diversas manifestações culturais. “Em virtude do torneio de futebol acontecer nos meses de junho e julho, em algumas unidades o projeto também busca contemplar a data comemorativa da festa junina”, disse.
Serviço
O quê: Feira das Nações
Onde: Escola Municipal Professor Jacy de Assis – Rua Antônio B. da Costa, 111, bairro Aurora
Quando: 11 de junho
Horário: 10 horas
Cássia Bomfim
Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário