Translate

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Radar em frente a UFU terá atividades parcialmente suspensas


Radar em frente a UFU terá atividades parcialmente suspensas

A Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran) ira suspender, por 60 dias, as atividades do radar instalado na avenida João Naves de Ávila em frente ao Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no que diz respeito ao controle de faixa exclusiva de ônibus. A medida passa a valer a partir desta sexta-feira (1º).
“Vale destacar que o equipamento que visa preservar a via exclusiva do transporte coletivo está em conformidade com a lei e aferido pelo Inmetro”, destaca o secretário de Trânsito e Transportes, Alexandre Andrade. O secretário ressalta que neste período de 60 dias o equipamento eletrônico continuará atuando no controle de velocidade máxima (60 KM), indispensável para segurança no trânsito.
Durante o período de suspensão do funcionamento no corredor de ônibus a Settran irá intensificar as campanhas educativas de respeito às faixas exclusivas. “Fazemos um apelo para que os condutores respeitem a faixa exclusiva de ônibus, que é vital para a mobilidade urbana e para a redução do número de acidentes”, reforça Alexandre Andrade.

Faixa Exclusiva

O radar em frente a UFU passou a funcionar em caráter punitivo em 16 de junho deste ano. Antes, o equipamento passou pelas aferições necessárias, tanto por técnicos da Settran quanto do Inmetro, e funcionou em caráter educativo por uma semana. A sua implantação também foi precedida de um reforço na sinalização, com a instalação de placas e a pintura da via. A via exclusiva do transporte coletivo está limitada pela faixa contínua e pontilhada apenas nos locais possíveis de retorno. A proibição da ultrapassagem ou invasão da faixa contínua está prevista no Código de Trânsito Brasileiro. O radar foi instalado em função do histórico de acidentes graves no local, inclusive com vitimas fatais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário