Translate

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Palestra discute oportunidade de trabalho para ex-detentos

Palestra discute oportunidade de trabalho para ex-detentos
A Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal Antidrogas e de Defesa Social, em parceria com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) – Regional Vale do Paranaíba e Instituto Minas pela Paz (IMPP), promovem nesta terça-feira (25), às 19h, no auditório da Fiemg, uma apresentação do Projeto Regressoiniciativa que visa incentivar empresas a contratar mão de obra de egressos do sistema prisional.
O evento conta com o apoio da Vara de Execuções Penais, Centro de Prevenção à Criminalidade, Instituto Minas pela Paz (IMPP), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) e  Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba(Sinduscon-Tap).
A palestra de apresentação será ministrada por Enéas Alessandro S. Melo, representante do Instituto Minas Pela Paz, entidade que executa o programa em Minas Gerais. A palestra tem o objetivo de sensibilizar o empresariado uberlandense sobre a importância da contratação de egressos do sistema prisional.
A iniciativa contribui para a reinserção no mercado de trabalho e promove o retorno à sociedade de quem esteve preso, se recuperou e quer começar uma nova etapa de vida. Grande parte das reincidências criminais ocorre porque não é oferecida aos ex-detentos do sistema prisional uma oportunidade de trabalho na vida pós-cárcere.
Sobre o Projeto Regresso
Criado pela lei Estadual nº 18.401, o Projeto que tem o objetivo de reduzir os índices de criminalidade, promovendo ações para inserção profissional de egressos e recuperandos do sistema prisional, beneficia as empresas participantes com a contratação de egressos com subvenção econômica de dois salários mínimos, durante 24 meses, para cada egresso contratado.
O projeto é uma iniciativa do Minas Pela Paz em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O programa atua em duas frentes complementares: a qualificação educacional e profissional, em parceria com o Sesi/Senai; e a inserção deste público no mercado de trabalho, com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e da Secretaria de Estado de Defesa Social, por meio do Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (Presp).
Para participar do Projeto Regresso a empresa deverá preencher os requisitos que constam no edital de credenciamento e cumprir todas as formalidades descritas no documento. Os candidatos às vagas de trabalho são encaminhados para as entrevistas pelos Núcleos de Prevenção à Criminalidade (NPC) que estão inseridos estrategicamente no Programa de Inclusão Social do Egresso do Sistema Prisional (Presp), da Secretaria de Estado e Defesa Social (Seds). Os mesmos oferecem aos egressos acompanhamento psicológico, jurídico, assistência social e total apoio às empresas no processo de contratação e adaptação.
Sobre o Minas Pela Paz
O Instituto Minas Pela Paz é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), criada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e as dez maiores empresas com sede em Minas Gerais. O principal objetivo da entidade é a promoção da justiça social, da paz, da cultura, da cidadania e dos direitos humanos, por meio da realização de ações de prevenção da violência e da criminalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário