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quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Projeto de implantação do VLT em Uberlândia será entregue a Prefeitura em março

Projeto de implantação do VLT em Uberlândia será entregue a Prefeitura em março

        A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebeu na noite de hoje (2) sugestões da população quanto ao projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Esta foi a última etapa dos estudos econômicos para viabilizar a implantação do projeto. As sugestões serão avaliadas e discutidas pela Comissão Interdisciplinar composta por professores e pesquisadores dos cursos de Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Economia.

        O projeto está orçado em cerca de R$ 1,1 bilhão com projeção. Após avaliação das sugestões o projeto será finalizado e entregue em março a Prefeitura de Uberlândia para que a mesma possa dar início ao processo de desapropriação de áreas, assim como para que o município possa trabalhar na captação de recursos junto ao Governo Federal para implantação deste meio de transporte. “Talvez em um ou dois anos a política de incentivo do Governo Federal caminhe para esta vertente e se Uberlândia já tiver o projeto pronto para execução sairemos mais uma vez na frente de muitas outras cidades”, disse o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Alexandre Andrade.

        O VLT é uma tecnologia de transporte coletivo sob trilhos movida a energia elétrica com capacidade de passageiros superior aos ônibus e com mais flexibilidade em relação os metrôs, pois compartilha as vias com os carros, motos e pedestres circulando pelas mesmas avenidas.

        O estudo para elaboração do projeto executivo do VLT foi iniciado há pouco mais de um ano. A comissão de professores da UFU é coordenada pelo Instituto de Geografia em parceria com a Unitri e apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran).

        O VLT é considerado a opção de transporte público urbano menos poluente e mais eficaz que os atualmente utilizados em grandes cidades. “Buscamos ter em nossa cidade um transporte público eficiente com conforto e segurança. O VLT pode trazer isso pra nós. Inclusive ele pode também diminuir o impacto no meio ambiente”, disse Frank Cardoso, presidente da Associação dos Usuários do Transporte Público de Uberlândia.

        Durante a audiência foram discutidos vários detalhes, entre eles, os trajetos propostos. Foram definidas duas linhas de circulação para o VLT. A Linha Lilás ligará o Bairro Fundinho, passando pelo Centro e indo até o Bairro Umuarama 2 com percurso de 6,92 quilômetros, 23 estações e capacidade para transportar 65.000 passageiros ao dia. Na Linha Lilás, os trens circularão ocupando uma faixa da Avenida Afonso Pena e outra faixa da Avenida Floriano Peixoto.

        Já a Linha Verde, o VLT partirá do bairro Daniel Fonseca, iniciando na altura da Ponte do Val passando pelas margens do Rio Uberabinha, seguindo pelas Avenidas Rondon Pacheco e Anselmo Alves dos Santos com parada final no Aeroporto de Uberlândia.  Essa linha terá 17,5 quilômetros e 19 estações com previsão para atender uma demanda diária de 15.400 passageiros.

        A Linha Lilás exigiria um investimento de mais de R$ 600 milhões e a Linha Verde mais de R$ 400 milhões. “Vamos entregar o projeto final, incorporado com as sugestões e o resultado destas discussões para a Prefeitura dar andamento. Estamos otimistas quanto a sua implantação visto que o Governo Federal vai investir cada vez mais na questão da mobilidade urbana. Esse projeto já é pensado para atender, daqui 20 anos, uma cidade com mais de um milhão de habitantes”, disse Marlene Colesanti, coordenadora geral do projeto.

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