Parque Siquierolli é opção de lazer durante as férias
Descobrir novos lugares de entretenimento e conhecimento em Uberlândia durante as férias de verão pode resultar em momentos divertidos e interessantes. O Parque Municipal Victório Siquierolli é uma ótima opção para as crianças usufruírem o tempo livre em contato com a natureza e descobrirem mais sobre o bioma do cerrado.
A pequena Agatha Paula, 03 anos, foi bem cedo ao parque. Ao lado da avó, ela passeou e brincou com os quebra-cabeças pedagógicos disponíveis no Museu da Biodiversidade do Cerrado, localizado no parque. “To achando bom. Brinquei e vi os bichos”, disse. A avó da menina, Renia Silva, 49 anos, disse que a neta estava sem nada para fazer em casa, por isso resolveu levá-la. Outro motivo afirmado pela dona de casa era para fugir do calor, uma vez que o parque Siquierolli é um local fresco e agradável. “É muito bom, tranquilo e bem familiar. Para fazer um piquenique é ótimo. Andar no meio da mata é bom e fresquinho”, afirmou.
O parque Victório Siquierolli recebe uma média de 100 pessoas por dia. Aos sábados e domingos, cerca de 300 visitantes passam pelo local, que possui opções de caminhadas pelas trilhas ecológicas espalhadas nos 237 mil m² de cerrado, um momento em que se pode respirar ar fresco e manter contato com a natureza. A caminhada pela mata é orientada por monitores do parque. A área é toda cercada e possui também vigilância, o que traz mais segurança ao espaço. O local possui playground para as crianças e área para piquenique.
O parque abriga também o Museu de Biodiversidade do Cerrado, onde estão expostos animais empalhados da fauna do cerrado, marinhos e da floresta amazônica. No espaço, monitores do curso de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) orientam e ensinam os visitantes sobre o bioma da região. O espaço tem também brinquedos pedagógicos que educam as crianças sobre a necessidade de preservar a natureza.
O “Cantinho das Abelhas” é outro local de aprendizado dentro do parque Siquierolli. O espaço, especialmente criado para o estudo desses insetos, possui abelhas sem ferrões. De forma didática e interessante, crianças são ensinadas sobre a vida desses animais, normalmente vistos somente em livros e na TV, como explica o monitor, Arthur da Cruz Silva, 24 anos, estudante de Biologia da UFU. “É interessante conhecer de perto pra pensar em uma maneira de conservação e de interação com o meio ambiente que não seja destrutiva”, disse.
O Parque Municipal Victório Siquierolli fica no setor norte da zona urbana, na Avenida Nossa Senhora do Carmo, nº 707. O acesso é pela Avenida Anália Siquieroli e Avenida Antônio Tomas Ferreira de Rezende, no bairro Jardim América. O horário de visitação é das 8h às 19h, sendo segunda-feira somente à tarde e de terça-feira a domingo, manhã e tarde.
Rodrigo Fernandes
Meio Ambiente
Nenhum comentário:
Postar um comentário