Translate

domingo, 29 de março de 2015

Pesquisa do Procon mostra variação de preços de até 148% em ovos de Páscoa

Pesquisa do Procon mostra variação de preços de até 148% em ovos de Páscoa

Eles estão nas gôndolas dos supermercados, atrai olhares e encantam adultos e crianças com suas embalagens coloridas. Os ovos de páscoa, cobiçados nessa época do ano tem recebido variedades de sabores e tamanhos. Mas o que parece doce, pode se tornar amargo e os consumidores devem ficar atentos aos preços.
Para ajudar na hora da compra a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou uma pesquisa na primeira quinzena de março deste ano. Foram analisadas 123 variedades de ovos de cinco marcas conhecidas pelos consumidores em 13 estabelecimentos que comercializam os produtos, em regiões diferentes da cidade.
A pesquisa mostra uma comparação entre os anos de 2014 e 2015. Um ovo de uma mesma marca e peso chegou a atingir uma variação de 33,88% para o menor preço e 30,79% para o maior. A pesquisa mostrou também que um ovo de páscoa de uma marca conhecida sofreu uma variação de 148,20% entre os estabelecimentos comerciais pesquisados.
Segundo o superintendente do Procon, Frank Resende, a intenção da entidade é conscientizar o consumidor de que a pesquisa antes da compra pode fazer toda a diferença. “A pesquisa é uma ferramenta simples e pode ser feita até mesmo pela internet. Quando o consumidor se prepara para a compra ele encontra o menor preço”, disse.
Outra recomendação feita pelo Procon aos consumidores é a compra antecipada dos produtos em função da demanda e devido à lei da oferta e procura. Segundo o superintendente da entidade, às vésperas do dia da Páscoa os produtos sofrem um aumento significativo dos preços, se considerado os valores praticados em dias anteriores.
O consumidor pode adquirir a lista com as variações de preços na sede do Procon. Em função da privacidade a lista não traz o nome das lojas, somente as marcas e suas variações.


Serviço:
Horário de Atendimento do Procon
A entrega das senhas acontece das 8h30 às 16h30
O atendimento é feito das 9h às 17h
Av. Afonso Pena, 1612 - Bairro Aparecida
Telefone (34) 3291-1600


Rodrigo Fernandes
Superintendência Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON)

Nenhum comentário:

Postar um comentário