Translate

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Uberlândia é a primeira cidade do interior do Estado a ter comissão para discutir assuntos internacionais

Uberlândia é a primeira cidade do interior do Estado a ter comissão para discutir assuntos internacionais
                       
Palco de grandes eventos esportivos e culturais, polo logístico e com forte movimentação nos setores tecnológico e de agronegócio, Uberlândia passa a ser uma referência agora para assuntos internacionais, se tornando uma das cidades líderes no processo de internacionalização do estado de Minas Gerais. Nesta terça-feira (25), o prefeito Gilmar Machado assinou o decreto autorizando a criação da Comissão Municipal "Uberlândia no Cenário Internacional". Hoje, em Minas Gerais, apenas Belo Horizonte e as cidades metropolitanas de Betim e Contagem contam com uma comissão específica para discutir tais demandas.
            A comissão conta com a representação de 14 instituições públicas e privadas e com a Assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas. A posposta é aumentar o diálogo entre o grupo a fim de refletir, de fato, as necessidades e anseios do município como um todo no cenário internacional, e construir possibilidades para ampliar os relacionamentos comercias, culturais e esportivos com outros países.
O chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo do Estado de Minas Gerais, Rodrigo de Oliveira Perpétuo, destacou o pioneirismo e agilidade na criação da comissão, valorizando a capacidade de idealização e a criatividade como aliados nas tomadas de decisões. Outro ponto destacado é o poder de execução, que é fundamental para o sucesso da comissão. “O município tendo um instrutor voltado para monitorar os movimentos internacionais, certamente também vai sair na frente na hora de conceber e implementar as políticas públicas no momento de buscar recursos fora para aperfeiçoar as necessidades locais. Uberlândia significa muito não só para Minas Gerais como também um dos municípios referência em turismo de negócios do país”, disse.
            De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ronaldo Alves, Uberlândia tem o perfil socioeconômico internacionalmente reconhecido, bem como o histórico de empresas locais que importam e exportam seus produtos e serviços. "Já foram assinados tratados de cooperação com órgãos internacionais, como a Embaixada da Irlanda, além de possuir Câmaras de Comércio Internacionais instaladas na cidade", afirmou Ronaldo.
O prefeito afirmou que cabe à comissão trabalhar para que Uberlândia se mantenha como polo atrativo de grandes eventos internacionais e, ainda, empenhar ações que possam contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade. “A vocação de Uberlândia é empreender, nosso objetivo é que o município se abra para o debate juntando todas as forças destas instituições parceiras”, afirmou.  
A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo apresentou ainda um case de Uberlândia para nove cidades mineiras que receberão delegações nas Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016. O município está se preparando para receber as equipes da Irlanda, com possibilidade de abrigar outras delegações. O encontro é itinerante e segue para as outras cidades com a proposta de trocar experiências e criar um projeto único de estado para esses municípios que receberão delegações estrangeiras.

Representantes da Comissão

A comissão será composta pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas, Uberlândia Convention & Visitors Bureau, Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Câmara Americana de Comércio - AMCHAM Uberlândia, PEIEX Triângulo Mineiro, Sebrae-MG, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Associação das Empresas de TI de Uberlândia - I9 Uberlândia, Granja Marileusa, Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL) e Grupo Algar.

Paula Maia
Desenvolvimento Econômico e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário